Hemose celebra Dia Mundial do Doador de Sangue

"Nós vemos sempre a necessidade de abastecer os centros de coleta" , diz Maicon (Fotos: Portal Infonet)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) celebra hoje, 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue. A cerimônia de homenagem aos doadores foi realizada com a recepção da unidade lotada. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa sensibilizar a população e lembrá-la da importância desse gesto que pode salvar vidas.

Recebidos ao som da sanfona, doadores entraram satisfeitos na sala de coleta. De Nossa Senhora da Glória, o analista de Tecnologia da Informação, Maicon Menezes, 32, aproveitou a viagem até Aracaju para realizar sua doação: “Nós vemos sempre a necessidade de abastecer os centros de coleta. Por isso, aproveitei que vim trazer minha mãe para uma consulta e resolvi doar”, explica.

Para a gerente de capacitação de doadores do Hemose, Rozeli Dantas, é muito importante desenvolver ações como essa para agradecer à população pelas doações. “Doar sangue é salvar vidas, é cooperar para a sobrevivência de outra pessoa”, afirma. Porém, a gerente aproveita a comemoração para fazer um alerta: “As doações dos fatores RH negativo estão em queda. É muito importante que as pessoas com esses tipos sanguíneos estejam sempre doando”.

Movimento Mulher

ONG reuniu trinta mulheres para fazer doações

Aproveitando a comemoração, 30 mulheres da organização não governamental (ONG) Movimento Mulher se reuniram para fazer doações. A ONG, situada na cidade de Siriri, entrou em contato com o Hemose para organizar a viagem até o centro e aproveitar a oportunidade. A presidente da ONG, Márcia Mascarenhas, diz que a instituição objetiva mobilizar as mulheres do município para ações importantes como a de doação de sangue. “Essa é a primeira de muitas ações solidárias que queremos fazer”, finaliza.

Como Doar

A Hemose fica situada no bairro Capucho, em Aracaju, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 7h às 11h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum – apenas deve-se evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Depois da doação, o doador recebe lanche e instruções referentes ao seu bem-estar.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais