Hemose convoca jovens para doação de sangue (Foto: Ascom FSPH) |
A doação de sangue feita pelo público menor de idade ainda é reduzida. Pouco mais de um ano da Portaria l.353, do Ministério da Saúde, que amplia a faixa etária da doação de sangue no Brasil, de 16 a 67 anos, somente 252 jovens aderiram ao serviço no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Os dados são relativos ao período de junho de 2011 a agosto de 2012.
Para se tornar um doador, o candidato de 16 e 17 anos deve comparecer ao serviço munido do termo de autorização fornecido pela instituição disponível para impressão no site www.fsph.se.gov.br/hemose. O documento deve ser preenchido e conter as assinaturas do doador e do responsável, acompanhado de documento de identidade oficial com foto, original e cópia.
A gerente da Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, informa que o candidato menor passa por todas as etapas da doação: cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche. “Diferentemente dos demais doadores, os menores só poderão doar mediante a apresentação dessa autorização de responsável legal”, ressalta.
Entre os jovens sensibilizados com a necessidade de doação, está o estudante Eduardo dos Santos, que participou recentemente da campanha “Aquidabã Sangue Bom”. Aos 16 anos, ele contou que decidiu ajudar depois que viu alguns cartazes sobre o serviço de doação. “Conversei com meus pais que me apoiaram. Fui saber qual o documento necessário e hoje estou aqui, realizando meu desejo de ajudar”, ressaltou.
Com 17 anos completos, a estudante Renata Cruz decidiu doar durante a campanha “Galera Sangue Bom”. Ela contou que conversou com os pais que inicialmente ficaram apreensivos. “Vendo que eu estava decidida, eles assinaram o termo de consentimento para a doação. Não vi nada demais, pois é um procedimento simples”, avisou a jovem doadora.
Documentos
Com o objetivo de ampliar a doação de sangue no Brasil, o Ministério da Saúde publicou, em 13 de junho, a portaria 1.353/2011, que estabelece novos critérios à doação de sangue. Para se tornar um doador é necessário apresentar:
– Documento original e cópia, de identidade oficial com foto do menor;
– Documento original acompanhado de cópia de identidade oficial com foto (RG, carteira profissional emitida por classe, Carteira de Trabalho, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista), de um dos pais ou outro responsável legal, perante a justiça;
Fonte: FSPH
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B