Hemose convoca voluntários para doação de sangue

Greve dos caminhoneiros impactou na frequência de voluntários do Hemose (Foto: Hemose)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convocando a população para fazer a doação de sangue. O motivo é a redução de estoques nos grupos sanguíneos O, A, B e Ab, positivo e negativo.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, a paralisação nacional dos caminhoneiros e, consequentemente, os problemas de deslocamento enfrentados pela população, ocasionaram a baixa no estoque de todos os hemocentros do país. “Tivemos a greve dos caminhoneiros, que ocasionou a falta de combustível, e impactou na questão da mobilização dos voluntários e dos grupos. Aqui no Hemose desmarcamos três campanhas”, informou.

Ainda de acordo com Josceline Souza, a falta de hábito dos brasileiros em relação à doação de sangue como um ato regular influencia na redução dos estoques. “Em Sergipe, houve o aumento do atendimento dos pacientes com doenças oncológicas, transplantados, portadores de leucemias, e cirurgias cardíacas, ginecológicas e ortopédicas. Entretanto, não houve o aumento no número de pessoas interessadas em doar sangue regularmente. Precisamos que a população se sensibilize com a necessidade desses pacientes e colabore doando sangue nos intervalos orientados pela legislação do serviço de hemoterapia”, comentou.

O intervalo entre as doações corresponde ao período que o voluntário precisa cumprir a cada doação. No caso do homem, é necessário aguardar de dois a três meses para doar e as mulheres a cada três ou quatro meses. Vale destacar que uma bolsa com 450 ml de sangue total, pode ser fracionada em até quatro componentes sanguíneos: concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, crio precipitado e plasma.
 
Serviço
 
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Com informações do Hemose 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais