Hemose espera ampliar doadores aos sábados e feriados

Hemose espera ampliar adesão de doadores aos sábados e feriados (Foto: FSPH)

O cidadão que tem o desejo de se tornar um doador de sangue e, por algum motivo, ainda não teve a oportunidade ou durante a semana não tem tempo hábil, pode dirigir-se ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) aos sábados e feriados, das 8h às 12h. A abertura da unidade nesses dias e horários diferenciados tem como objetivo disponibilizar atendimento para o doador e, em especial, aquele que nunca doou.

A ampliação do horário de funcionamento e o agendamento prévio de campanhas também visam manter o estoque de sangue para o início da semana, com uma média que varia entre 40 a 80 bolsas coletadas.

De acordo com a assistente social do serviço de Captação de Doadores do Hemocentro, Sandra Medeiros Pantaleão, o sábado é uma alternativa para as pessoas que trabalham todos os dias úteis. “Essa é a chance daquelas pessoas que não podem faltar o dia de trabalho e querem doar. O sábado é um dia em que o número de doadores regulares no serviço reduz. É a oportunidade para trazer a família ou os amigos para prestar esse gesto de solidariedade”, afirma.

Sandra lembra ainda, aqueles que nunca doaram que o ato não faz mal à saúde. “O material utilizado para a realização da coleta da bolsa com cerca de 450 ml de sangue é todo descartável. O Hemose trabalha para fazer o melhor para que os doadores possam participar com segurança e tranquilidade durante o procedimento”, pontua.

Doação

Apesar dos mitos que envolvem o ato da doação de sangue, vale destacar alguns aspectos que diferenciam a doação masculina da feminina. A primeira diferença está no intervalo entre as doações. O homem pode doar a cada três meses e a mulher, a cada quatro meses. Outro ponto, é que as mulheres gestantes ou que estejam amamentando ficam impedidas temporariamente de realizar o processo.

Condições para ser um doador

– Ter idade entre 16 a 67 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar resfriado, com febre ou diarréia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais