Hemose faz ações para estocar sangue para carnaval

A meta é atingir 100 doações diárias (foto:Ascom SES)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está se preparando para atender a demanda transfusional durante o período do Carnaval que, este ano, acontece no último final de semana de fevereiro. As ações que antecedem o feriadão momesco contam com o apoio de grupos fidelizados ao serviço que frequentemente colaboram e incentivam a doação de sangue.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, o trabalho orientativo visa atingir uma meta diária de 100 doações. “Contamos com a população sergipana para alcançar esse quantitativo. Convidamos para adesão do maior número de voluntários nesse período de feriadão prolongado. Para aqueles que nunca doaram, esta é uma oportunidade excelente para exercitar a solidariedade”, completou.

A assistente social explica que a colaboração de todos os parceiros é imprescindível para a manutenção do abastecimento da Rede Hospitalar do Estado. “O Hemose procura fazer a sua parte garantindo um Carnaval seguro com o abastecimento do estoque técnico de sangue em quantidade adequada à demanda do período. Essa contribuição pode ser dada antes de viajar para curtir o Carnaval”, ressaltou.

Pensando nessas semanas que antecede o Carnaval, as doadoras do grupo ‘Amigas do Bem’, parceiras do serviço há mais de três anos, decidiram elaborar um panfleto informativo para divulgar o serviço de doação de sangue e as ações realizadas pelo grupo. De acordo com Mari Cechinel, a proposta do material é sensibilizar o público para incentivar o hábito regular da doação de sangue.

“Em outras doações do nosso grupo fizemos esse trabalho de conscientização. Na época foi na porta de uma universidade. Achamos os estudantes bastante receptivos com o serviço, aproveitamos e explicamos o que necessitava para doar e, principalmente a importância desse ato para um paciente. O grupo está finalizando um cronograma de locais para distribuir o material. Optaremos por locais onde há grande circulação de pessoas, com públicos diversificados”, disse, satisfeita.

A hemorrede é composta pelas unidades hospitalares e maternidades de média e alta complexidade como o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, Hospital Cirurgia, Hospital Universitário (HU) em Aracaju, além dos hospitais regionais de Lagarto, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, dentre outros.

Para doar é necessário observar alguns critérios: estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros. Mais informações no Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Ascom hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais