Hemose necessita de doadores de tipos sanguíneos raros

Hemose necessita de doadores de tipos sanguíneos raros (Foto: arquivo Infonet)

O serviço de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) intensifica o trabalho de convocação de doadores de tipos sanguíneos raros, a exemplo dos Rh negativos e alguns positivos, menos presente na população. A medida tem como objetivo atender a demanda transfusional da Hemorrede Estadual.

Dados do Ministério da Saúde revelam que apenas 19,5% da população do Brasil têm sangue com fator Rh negativo. Desse percentual, 9% da população estão inseridos no grupo de sangue O negativo; 8% têm sangue A negativo; 2% possuem sangue B negativo e apenas 0,5% Ab negativo.

Doador há aproximadamente oito anos, Raimundo Luiz Reis, 52 anos, possui sangue A positivo e atendeu a convocação do Hemose, nesta terça-feira, 19. “Recebi a ligação da assistente social ontem à tarde, por isso vim agora pela manhã. A doação é a única forma de salvar vidas e ajudar quem precisa”, destacou.

Policial militar, Josevaldo Siqueira Batista, 41 anos, é O negativo e também atendeu a convocação. “Minha primeira doação foi para um familiar que precisou e depois dessa necessidade me tornei um doador. Sempre que sou chamado venho ajudar, é um gesto de companheirismo”, disse.

A pedagoga Paula Andrea, 33 anos, é B negativo. Ela relatou que começou a doar para conhecer o serviço. “Vim hoje porque sei que meu sangue é raro e, nesse momento, alguém vai ser beneficiado com a minha doação”, frisou.

Já Fernanda Fabiano Albino, 32 anos, é portadora do sangue A positivo. “Comecei a doar no período que fazia um curso para técnico, da área de saúde. Nossos professores sempre falavam da importância da doação. Gostei e resolvi me tornar uma doadora voluntária de repetição”, informou.

De acordo com o Serviço Social são convocados antigos e novos doadores para atender as cirurgias e os atendimentos de urgência e emergência. “A captação busca doadores dos grupos sanguíneos cujo estoque está reduzido e sua demanda aumenta”, afirmou a assistente social Sandra Pantaleão, ao explicar que a transfusão sanguínea atende procedimentos cirúrgicos destinados a pacientes adultos e infantis.

Hemorrede

O Hemocentro de Sergipe é responsável pelo fornecimento de sangue para hemorrede estadual composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), hospitais Cirurgia, São José, Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, Hospital Universitário (HU), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospitais Regionais de Lagarto, Itabaiana, Própria, entre outros.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais