O terceiro módulo aconteceu nesta quinta-feira, dia 21 (Foto: SES) |
Os trabalhos realizados pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose/SE) vão além doações de sangue. A área de pesquisa é um grande diferencial da equipe técnica que, a cada encontro, aprimora seus conhecimentos para cada vez mais prestar a assistência com excelência.
O Hemose/SE vem realizando o Curso de Capacitação para Responsável Técnico (RT) para banco de sangue, enfatizando a eficiência e a eficácia do procedimento terapêutico “transfusão” e a segurança do paciente receptor, abordando sobre a produção de hemocomponentes, o uso racional do sangue, a correta administração e o monitoramento adequado do ato transfusional e de suas consequências.
Segundo o biomédico Cláudio Santos, superintendente do Hemose/Se, essa capacitação tem como foco considerar as necessidades quanto à revisão de aspectos técnicos pontuais ao regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos do Sistema Nacional de Sangue, e à harmonização com as normativas sanitárias da área de sangue, componentes e hemoderivados.
“Gerentes da área de laboratório abordam sobre as noções básicas de imunohematologia para RT, amostras de sangue para provas pré transfusionais, SNH (solicitação nominal de hemocomponentes), reações adversas à transfusão sanguínea, prevenção, complicações imediatas, complicações tardias, medicação necessária ao atendimento das reações transfusionais”, explica Cláudio Santos.
A capacitação foi dividida em quatro módulos atendendo a Hemorrede pública e privada do Estado de Sergipe. Já foram realizados dois módulos. O terceiro módulo aconteceu nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro. Já o último está marcado para o próximo dia 03 de março, no auditório da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), tento como facilitador o médico hematologista, Lucas Menezes Santos, que discutirá o tema ‘Transfusão Sanguínea’.
“Ainda no mês de março, os enfermeiros da Hemorrede serão capacitados em oficinas sobre o ato transfusional, onde serão discutidas a importância da competência relacionada aos cuidados com o paciente no ato transfusional proporcionando diagnóstico e os tratamentos precoces das eventuais reações transfusionais, além da adoção de ações de hemovigilância, dentre elas o envio de informações ao SNH”, ressalta o superintendente do Hemose.
Durante o ano de 2015, o setor da Qualidade do Hemose, sob a orientação do biomédico Weber de Santana Teles, com apoio da superintendência e das gerências realizou o ‘Plano de Ação do Sistema da Qualidade’, o ‘Plano Anual de Auditoria Interna’, a ‘Auditoria Interna em todos os setores laboratoriais’, ‘Relatórios das Auditorias Internas’, ‘Reunião com os gerentes para a pactuação dos registros de não conformidades das auditorias’.
O setor também colocou em prática a ‘Auditoria dos 5S – Padronizações da organização documental e do setor’, o ‘Relatório da auditoria 5S’, reunião com os gerentes para a pactuação dos registros de não conformidades das auditorias, treinamento e divulgação do ‘Registro de Não Conformidades’ em todos os setores laboratoriais, treinamento para ‘Doação de Plaquetas por Aférese’, treinamento sobre Equipamentos de Proteção Individual e higienização das mãos, implantação do ‘Protocolo de Higienização das Mãos’ em todos os setores laboratoriais, treinamento sobre as normas e legislação Vigentes (Portaria nº 2.712, de 12 de novembro de 2013, RDC n° 34, de 11 de junho de 2014).
Além disso, no ano de 2015 o Hemose realizou o treinamento com o treinamento com equipe terceirizada sobre limpeza e higienização do garrafão de água e do bebedouro, formatação e validação dos POPS (Procedimentos Operacionais Padrão) dos setores: coleta, serviço social, produção e dispensação, imunohemato do doador e receptor, sorologia, laboratório de apoio, transfusão e ambulatório.
“São capacitações que envolvem todos os servidores, terceirizados ou não, de todos os setores do Hemose. No ano passado, o setor de Qualidade também ministrou o treinamento sobre Gestão da Qualidade, organização interna dos documentos e registros (que está em andamento), palestras de motivação e sensibilização sobre o ciclo do sangue para alunos de graduação e do ensino fundamental publicas e privadas, submissão de 13 resumos científicos no HEMO 2015 e 05 no Sempesq”, sintetiza Cláudio Santos, enfatizando que, em 2016, já estão em pauta a capacitação de Biossegurança e a auditoria dos 5S – Padronização da organização documental e do setor.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B