(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Para manter os estoques de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) precisa contar com a colaboração da população em bom estado de saúde para efetuar a doação. Nestes primeiros dez dias de novembro, a unidade coletou 757 bolsas de sangue, o equivalente a uma média de 84 doações dia.
De acordo com avaliação do serviço de Captação de Doadores, é necessária uma doação de cerca de 120 bolsas dia. “Aos poucos a população começa a entender que a doação de sangue deve ser um ato continuo para que o Hemose possa manter um estoque regular e atender a demanda dos hospitais”, ressaltou a assessora técnica da Captação de Doadores, Fátima Basto.
As bolsas de sangue coletadas no Hemocentro de Sergipe atendem a Hemorrede Estadual composta pelos principais hospitais da rede pública, dentre eles o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidades Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel, Hospital da Polícia Militar, (HPM), Cirurgia, Hospital Universitário, entre outros.
Nas unidades hospitalares, as bolsas de sangue são utilizadas em diversos procedimentos para tratamentos de saúde, a exemplo de grandes cirurgias eletivas, além do atendimento de pacientes em tratamentos oncológicos e portadores de doenças hematológicas, como hemofilia e anemia falciforme.
A pessoa em bom estado de saúde que quiser contribuir com a doação basta comparecer ao Hemose, situado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Para se tornar um doador é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3l74.
Fonte: Ascom PM/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B