Hemose prepara cronograma de treinamento para Agências Transfusionais

De acordo com a médica Mariamalia Newton Andrade, gestora do serviço durante as inspeções junto aos hospitais e maternidades que possui uma AT, é realizado um check list (Foto: SES)

Contribuir para melhoria contínua dos serviços realizados nas Agências Transfusionais (ATs). Com esse foco a gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza periodicamente o monitoramento das atividades do setor, responsável pelo acondicionamento de hemocomponentes do sangue e testes para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar do Estado.

De acordo com a médica Mariamalia Newton Andrade, gestora do serviço durante as inspeções junto aos hospitais e maternidades que possui uma AT, é realizado um check list. “Nesse trabalho os enfermeiros e biomédicos da Hemorrede verificam o andamento dos serviços nas agências e, ao final, sugerem as correções para gestão da unidade”, detalha. Dentre as principais necessidades consta a deficiência de dados nos registros técnicos e profissionais em número insuficiente.

Conforme a gerente, para 2019, o serviço seguirá com o planejamento estratégico em cumprimento ao Plano de Qualificação Estadual da Hemorrede, firmado com o Ministério da Saúde (MS) para acompanhamento dos serviços de hemoterapia nos hospitais. “Também estaremos seguindo o cronograma de treinamentos dos profissionais médicos, enfermeiros, biomédicos e técnicos de laboratório que trabalham na retaguarda das agências transfusionais e diretamente na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e da rede privada”, informa Mariamalia.

A médica ressalta, ainda, sobre a necessidade do cumprimento dos procedimentos e fluxos para ofertar serviços com segurança e amenizar as possíveis reações transfusionais. “Todas as unidades que realizam atividades hemoterápicas cumprem critérios e normas técnicas, orientados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, conclui.

Integração                                                                            

A Hemorrede é formada pelo hemocentro coordenador, as agências transfusionais, localizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospitais Regionais dos municípios de Itabaiana e Estância, estes sob a coordenação direta do Hemose, além do Hospital Universitário de Lagarto e Banco de Sangue que atende exclusivamente os hospitais privados, entre outros.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais