(Foto: Ascom) |
Neste sábado, 26, a equipe do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará no município de Lagarto, para realizar o cadastro de Medula Óssea, no horário das 8h às 17h. O trabalho tem como objetivo ampliar o número de sergipanos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e ajudar o tratamento de saúde da menor Tainah Santos.
As equipes estarão divididas em três pontos estratégicos do município para garantir o melhor acesso da população ao serviço. Um posto de coleta será disponibilizado na Unidade de Saúde Padre Almeida no povoado Colônia 13, outro na Clinica de Saúde da Família Dr. Davi Marcos de Lima, no conjunto Albano Franco e o terceiro, no Colégio Frei Cristovão no conjunto Laudelino Freire.
Diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda, Tainah Santos, 9 anos, precisa realizar periodicamente transfusões de sangue. A doença é caracterizada pela proliferação de células anormais e malignas – os blastos – que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas. O transplante de medula óssea é o procedimento necessário para alcançar a cura.
Para realização do procedimento, o transplante da medula óssea Tainah necessita encontrar um doador compatível, inscrito no Redome, esse registro é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). As informações dos candidatos a doador ficam armazenadas nesse banco de dados, que diariamente realiza o cruzamento das informações com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).
Condições
Para fazer parte do cadastro de medula óssea, é preciso ter entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do cadastro o candidato apresenta um documento oficial com foto, válido em todo território nacional e preenche um formulário com seus dados pessoais.
Coleta
Na etapa seguinte é coletado uma amostra com 5 ml de sangue. Esse material é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA) – os testes determinam as características genéticas que são necessárias para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente (receptor). Mais informações sobre o cadastro de Medula Óssea nos seguintes telefones (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174.
Fonte: Ascom hemose
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B