Hemose realiza coleta para cadastro de medula na UFS

Evento acontece dia 31 das 9h às 17h na UFS  (Foto: SES)

Nesta quarta-feira, 31, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza a coleta externa para o cadastro de medula óssea. A ação acontece das 9h às 17h, no Departamento de Nutrição, vizinho ao Centro de Vivência, e tem como finalidade integrar a comunidade acadêmica e celebrar o Dia do Nutricionista.

Para fazer o cadastro, é preciso ter entre 18 a 55 anos de idade, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. A pessoa interessada em doar, preenche um formulário com seus dados pessoais, em seguida tem uma amostra de 5 ml de sangue coletada. Essa amostra é encaminhada para o exame de Histocompatibilidade (HLA). Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente (receptor).

O resultado do HLA e os dados do candidato serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Essas informações são cruzadas diariamente com os dados de pacientes cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) que aguardam por uma doação de medula. Todo o processamento do serviço é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A gerente de Captação de Doadores do Hemose, Rozeli Dantas lembra que as chances de vida do paciente que espera por um doador compatível para realizar o transplante de medula óssea podem aumentar com ações como essa que será realizada na UFS. “Quando um paciente é diagnosticado com algum tipo de leucemia que necessita de transplante, o primeiro passo é buscar um doador entre a família. Quando não há compatibilidade entre familiares, o Redome é a última esperança de quem precisa do transplante”, esclarece.

O cadastro de medula óssea é único, ou seja, a pessoa não precisa se cadastrar mais de uma vez, os dados são armazenados no Redome e acessados sempre que se fizer necessário. Entretanto, as pessoas cadastradas que mudam de endereço ou de telefone podem atualizar seu cadastro no Hemocentro de sua cidade ou em contato direto com o Inca, através do telefone: (21)3208-1580 e 2505-5656.

Serviços

Qualquer instituição pública ou privada pode solicitar palestras educativas e cadastro de medula óssea para alunos e servidores. Para isso, basta entrar em contato com o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe pelos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais