As Hepatites Virais atingem milhões de brasileiros em todo o país. Essas pessoas passam a ser portadoras do vírus o que causa sérias preocupações nos responsáveis pela saúde. Nesse sentido, o Julho Amarelo tem sido intensificado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com o serviço de Hepatologia do Hospital Universitário (HU).
De acordo com a Referência Técnica do Programa Estadual de Hepatites Virais, Áurea Nunes de Melo várias ações conjuntas estão sendo realizadas com o objetivo de atualizar médicos, enfermeiros e psicólogos da Atenção Básica sobre as Hepatites B e C. Pensando nisso, será realizado no próximo dia 27, das 8h às 17h, no Auditório do Bloco “G”, da Universidade Tiradentes (Campus/Farolândia), o V Seminário Estadual de Hepatites Virais.
Áurea explica que o evento é direcionado para os profissionais da saúde a fim de ampliar o conhecimento, além da discussão de casos clínicos, divulgação do fluxo de encaminhamento e atendimento na referência do estado.
“O evento tem como objetivo dar visibilidade a hepatite e atualizar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Programa Saúde da Família dos 75 municípios, quanto ao tratamento. Durante o seminário, serão abordados prevenção, diagnóstico, tratamento e vacinas. Foram disponibilizadas 250 vagas, distribuídas para os 75 municípios por região de saúde/município, considerando o número de Equipes de Saúde da Família (ESF)”, disse Áurea Nunes.
Palestras
No evento, durante todo o dia, os profissionais assistirão a palestras sobre temas variados como: Panorama Epidemiológico das Hepatites Virais em Sergipe e o Fluxo de Assistência e Vigilância, que será ministrada pela enfermeira Mércia Simone Feitosa A segunda palestra: “Acompanhamento Farmacêutico no Tratamento das Hepatites Virais” com a Farmacêutica Dra. Grace Anne Dórea.
Já a terceira palestra será ministrada por Cliomar Alves dos Santos que vai abordar “A Importância para o Diagnóstico, Controle e Tratamento das Hepatites Virais, exames laboratoriais para Hepatite Be C, onde Fazer e Quais estão Disponíveis”. O quarto palestrante é o médico infectologista, Almir Santana, Coordenador do Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES com o tema “Prevenção Combinada: Foco nas Hepatites Virais”.
A quinta palestra fica por conta da enfermeira Rita Figueiredo, com o tema “Atenção aos pacientes no contexto ambulatorial e na sexta com o médico Alex Vianey ministrará a palestra: “Hepatites Virais: Marcadores Séricos e Biologia Molecular.
Fonte: ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B