Hipermercados passam a monitorar produtos em Aracaju

Programa foi lançado em SE nesta quarta-feira, 4 (Fotos: Portal Infonet)

O consumidor sergipano que comparecer ao hipermercado Extra, em Aracaju, a partir desta quarta-feira, 4, contará com uma ajuda educativa e de prestação de serviço na hora de realizar as suas compras. Isso porque foi lançado o programa Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), que permite aos supermercados monitorarem os produtos de frutas, legumes e verduras (FLV) no intuito de reduzir o uso de agrotóxico em alimentos. Na oportunidade, panfletos informativos sobre o programa foram entregues a população.

“O programa serve para identificar o índice de agrotóxicos que contém nos produtos. Dois estados já passam a contar com o RAMA, e estamos trazendo para Aracaju, motivado por uma demanda da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de Sergipe (Divisa), nas últimas pesquisas em que foram encontrados índices acima do normal”, disse o presidente da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), João Luiz Silva.

Rastreamento

Através de aplicativo QD Code, consumidor recebe informações de produtos

O rastreamento ocorre a partir do processo de monitoramento, onde cerca de 19 produtos que constam na lista do programa Para da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passam por análise de resíduos de agrotóxicos através de amostras recolhidas nas lojas, para constatar um possível problema no produto.

A partir das amostras, é feito um levantamento que fica disponível ao consumidor, através do aplicativo de celular Smartphones ‘QD Code’. Nele é possível encontrar informações que vão desde a data de produção, cultivo e da qualidade do produto.

O consumidor que não possua um aparelho celular com a referida função poderá encontrar as informações dos produtos na internet, através do portal da Associação Brasileira de Supermercados.

Para o presidente da ASES, João Luiz Silva, o programa é um forte aliado na vida do consumidor, que através dele poderá ter uma saúde melhor.

Informações trazem data de produção a qualidade do produto

“Se você come um produto com altos índices de agrotóxicos, a tendência é você contrair futuramente algum tipo de doença, então é fornecer ao consumidor um programa de qualidade, que não vai oferecer nenhum mau para ele”, disse João Luiz.

Trabalho informativo

O programa seguirá percorrendo os supermercados da capital e interior do estado, onde serão montados, estandes onde serão distribuídos aos consumidores, panfletos que contem informações do programa de monitoramento e rastreamento.

“Amanhã estaremos no Hiper G Barbosa Jardins, rede que já aderiu ao programa, já começou a rastrear os produtos. No interior, em Itabaiana, já conseguimos com o Nunes Peixoto, a família Peixoto já aderiu ao programa, e o Extra já vem a algum tempo seguindo o rastreamento, antes mesmo do Rama, eles já possuem o sistema de monitoramento próprio”, relata o presidente da ASES.

O presidente da Ases, João Luiz

Para a diretora da Divisa/SE, o Rama tráz a população uma finalidade muito importante: a informação.

“O programa é muito importante porque leva ao consumidor as informações daquele produto que ele está comprando que é um direito dele, e também é uma garantia da qualidade da segurança daquele alimento”, disse a diretora da Divisa/SE, Rosana Barreto.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais