HIV: 400 testes de carga viral não foram realizados

“Estamos preocupados com esse atraso e esperamos que o caso se resolva o mais rápido possível", diz Almir

Cerca de 400 testes de carga viral para tratamento de pacientes com Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV, ainda não foram realizados por falta de material necessário para a realização. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a disponibilização do kit para realização do exame é de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas há dois meses, estão ocorrendo atrasos na entrega.

Em Sergipe, os pacientes fazem os exames no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergip (Lacen) a cada seis meses. “Esse exame serve para avaliar o tratamento e saber se está dando certo. Todos os pacientes com o HIV devem fazer”, explica o médico. Entretanto, com o atraso, o Lacen precisou priorizar crianças e gestantes.

No Estado, existem cerca de 5.800 pessoas vivendo com o vírus. Um kit é capaz de realizar até 90 exames. A informação passada pelo coordenador do programa IST/Aids da SES Almir Santana é de que houve um problema com licitações no Ministério da Saúde que prejudicou o envio do material para vários estados.

“Estamos preocupados com esse atraso e esperamos que o caso se resolva o mais rápido possível porque a falta do exame prejudica o acompanhamento do paciente”, reforça Almir Santana.

O Portal Infonet tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde para entender o motivo do atraso dos kits, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais