(Foto Ilustrativa: Arquivo Portal Infonet) |
Após a campanha Outubro Rosa, que destacou mundialmente a importância do cuidado com as doenças associadas ao universo feminino (câncer de mama e de colo de útero), o mês de novembro se destaca com as ações voltadas especialmente para os homens. O movimento “Novembro Azul” é uma ação que visa mobilizar o público masculino sobre os cuidados com a prevenção da hipertensão, diabetes, alcoolismo, câncer de próstata, além da conscientização sobre a necessidade de realização de exames preventivos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), a recomendação é que todos os homens acima de 40 iniciem os exames preventivos de dois em dois anos. Caso apresente alguma patologia na família, a idade para o começo das ações preventivas deve ser a partir dos 35 anos. Os órgãos de saúde alertam ainda que, acima de 50 anos, a avaliação deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao ano.
De acordo com a coordenadora do setor de psicologia do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), Ana Luiza Sobral, muitos homens deixam de procurar assistência médica pelo medo de descobrir algum tipo de patologia ou até mesmo por questões culturais.
“Apesar do aumento do número de ações educativas e campanhas voltadas para o público masculino, muitos homens acreditam que a visita ao médico vai comprometer a masculinidade ou posição social de chefe de família. Esse tabu aumenta, principalmente, quanto ao exame de toque realizado para diagnosticar o câncer de próstata. Outro fator que contribui para a não ida dos homens ao médico é justamente o receio de descobrir alguma doença, por mais simples que seja”, esclarece.
A psicóloga pontua, ainda, que “geralmente, é a insistência da companheira que faz com que um homem procure assistência médica. São elas que marcam as consultas e acompanham maridos ou namorados, até mesmo na realização dos exames. Isso ocorre porque grande parte dos homens se descuida com a saúde e são as mulheres que percebem o aumento de peso do companheiro ou até mesmo os sintomas de diabetes, hipertensão e outras doenças”.
O médico clínico geral do HUSE, Igor Carvalho, destaca que muitos homens só procuram a assistência quando as doenças já estão em estágio avançado. “Hipertensão, diabetes e o câncer de próstata são doenças sintomáticas em seus estados evoluídos. Muitos homens, principalmente aqueles com a faixa etária acima dos 40 anos, só se conscientizam da importância do tratamento quando as doenças já causam danos visíveis e fortes dores. Muitas dessas patologias, se não tratadas, podem levar a outras piores. A hipertensão, por exemplo, pode levar o cidadão a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, comenta.
Quanto aos exames preventivos, o médico aconselha que “os homens precisam romper os tabus culturais e realizar os exames regularmente. Quanto mais precoce for diagnosticada a doença, mais rápido será o tratamento, aumentando a possibilidade de cura”.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B