Aparelho também existe em hospital de Itabaiana (Foto: Ascom SES) |
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, na região Centro-Sul do Estado, passou a contar com um novo aliado para identificar com maior precisão traumatismos abdominais, torácicos e musculoesqueléticos, além de suspeitas diagnósticas de abdômen agudo, como nos casos de apendicite.
Trata-se de um moderno aparelho de ultrassom, adquirido pelo Governo de Sergipe, por meio de convênio com o Ministério da Saúde (MS). Equipamento idêntico também foi adquirido e já está em funcionamento no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, na região Agreste do Estado.
O aparelho, um ultrassom ecocardio HD7, que agrega tecnologia de ponta, permite a realização, exclusivamente nos casos de urgência e emergência, de ultrassonografias do abdômen total e das chamadas partes moles e articulações, como coxa, panturrilha, bíceps e antebraço, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos pelo Hospital Regional de Lagarto.
De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, o novo ultrassom proporciona uma maior segurança quanto ao diagnóstico por imagem de alguns traumatismos. "Esse novo aparelho substitui o antigo e garante uma melhor resolutividade, por conta de uma imagem mais precisa da área lesionada", justifica. "Ele permite identificar, de forma mais confiável, traumatismos abdominais, torácicos, esqueléticos e suspeitas diagnósticas do abdomem agudo, como as apendicites", acrescenta o superintendente da unidade hospitalar.
Para o médico João Paulo Machado Sea, do HRL, o novo aparelho permite ao profissional fechar diagnósticos com maior segurança e, assim, tomar decisões precisas sobre a conduta terapêutica mais indicada. "Juntando com dados clínicos e laboratoriais, o exame com esse aparelho agrega mais valor na hora de decidir o tipo de tratamento do paciente, se clínico ou cirúrgico", disse.
"Equipar as unidades hospitalares do interior faz parte da política de melhoria da assistência do Governo do Estado e o nosso objetivo é fazer com que a rede funcione em sua plenitude, evitando, assim, que o atendimento de urgência e emergência fique concentrando apenas no Huse, que deve ser destinado a casos de alta complexidade. Com as unidades equipadas, vai se evitar a transferência de pacientes para Aracaju visando à realização desse tipo de exame, a exemplo do que já acontece com as cirurgias ortopédicas em Lagarto", conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B