(Foto: Ascom FHS) |
Após sentir muitas dores e passar por consultas médicas, o autônomo Josué Menezes Filho, 55 anos, submeteu-se a uma cirurgia de vesícula no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na última terça-feira, 19. De repouso e aguardando o momento para ter alta médica, Josué reconhece a qualidade do atendimento recebido pelos profissionais da unidade.
“Pretendia fazer a cirurgia em Aracaju. Mas, como resido em Lagarto, optei pelo Hospital Regional pela comodidade, por ser próximo a minha residência e pela referência dada por alguns amigos meus que já foram pacientes daqui. Estou muito satisfeito com a atenção da equipe médica, de enfermagem, e encantado com a organização do Centro Cirúrgico. Sinto-me muito bem e só tenho o que agradecer”, comemora.
O Hospital Regional de Lagarto já realizou este ano mais de mil procedimentos cirúrgicos, segundo o relatório de produção da unidade. De acordo com o balanço anual, de janeiro até o dia 19 de novembro, o HRL fez 1.044 cirurgias gerais sendo que 859 foram ortopédicas.
Para superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, esse resultado reforça, mais uma vez, o papel que o Hospital Regional de Lagarto possui para a Rede Estadual de Urgência e Emergência do Estado e o compromisso do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), na garantia da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A nossa expectativa é de fecharmos o ano de 2013 com cerca de mil cirurgias somente em ortopedia em Lagarto, o que corresponde resolutividade na Rede, principalmente, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), importante referência no Estado para procedimentos de alta complexidade e onde essas cirurgias eram realizadas em grande totalidade’, salientou.
O HRL é responsável por oferecer cobertura assistencial a cerca de 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto). Além disso, a unidade atende ainda a usuários do SUS procedentes de municípios de outras microrregiões, como Campo do Brito e São Domingos, além de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.
Em atividade desde abril de 2012, o Centro Cirúrgico do HRL já realizou, de janeiro do ano passado até o dia 19 de novembro de 2013, quase 1.400 cirurgias das quais 1.051 foram ortopédicas, de baixa e média complexidades como as de braço, punho e tornozelo. Desde o segundo semestre deste ano, outros procedimentos de maior porte e mais complexos começaram a ser feitos na unidade, como as de lesões no fêmur e as cirurgias de fraturas transtrocantéricas do fêmur, aquelas feitas em pacientes de idade avançada que já apresentam um grau elevado de osteoporose.
Ainda de acordo com Oldegar Júnior, na área de cirurgia geral o HRL já realiza procedimentos de apendicite, hérnia e de cálculo na vesícula, entre outros de pequeno porte. “Estamos potencializando o Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Lagarto iniciando um maior direcionamento para as cirurgias gerais, beneficiando, principalmente, pacientes que aguardam por este tipo de procedimento no Pronto Socorro do Huse e contribuindo, assim, para minimizar a grande demanda nessa especialidade”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/FHS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B