Hospital de Lagarto passará por vistoria do MPF

Hospital de Lagarto está em trasição para se tornar um HU (Fotos: Portal Infonet)

Procurador da república, João Bosco Fontes

O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com representantes do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CREMESE), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) fará uma vistoria no Hospital de Lagarto na próxima segunda-feira, 5.

A iniciativa, segundo o procurador da república, João Bosco Fontes, é para constatar o nível de urgência para o chamamento dos aprovados no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e dar o devido encaminhamento para a resolução da insuficiência de recursos humanos no hospital, adequando o atendimento da população.

A unidade hospitalar, que foi interditada na terça-feira, 30, por iniciativa do Conselho Regional de Medicina (Cremese), alegando problemas como falta de um superintendente, desestruturação nas escalas de plantões médicos, além da precariedade na estrutura física, foi desenterditada na quarta-feira por meio de liminar concedida pelo juiz Edmilson da Silva Pimenta.

João Bosco Fontes disse que a interdição ética no Hospital de Lagarto é uma medida extremamente gravosa, que só deve ser tomada após esgotada as negociações. "E essas negociações poderiam realmente ter sido levadas a êxito, mas, infelizmente o Conselho interditou. Nós cremos que a população não poderia ficar desassistida do hospital e por isso, a suspensão da interdição ética foi oportuna e acertada", disse.

Hospital Universitário

Ele informa que após a vistoria do MPF com os orgãos técnicos é que serão dados os encaminhamentos para suprir as carências exigidas pelo CREMESE de forma negociada. "Interditar cria outro problema seríssimo, pois as pessoas deixam de ter o atendimento no hospital", afirma.

O procurador da república diz que a transição do Hospital de Lagarto para Hospital Universitário (HU) está em andamento, e, muito provavelmente o chamamento dos concursados da Ebserh vai atender as necessidades detectadas pelo Conselho Regional de Medicina.

"Na verdade, ele já é um Hospital Universitário porque já houve a transferência informal para o Ministério da Educação, porém ainda está gerido pela Fundação Estadual de Saúde", frisa, ao ressaltar que a convocação dos consursados depende de uma decisão da presidência da Ebserh, que é em Brasília.

"Mas, diante dessa situação emergencial que o hospital mostrou nós cremos que isso seja suficiente para cobrar uma preferência nesse chamamento dos concursados. Porque há outros estados que também aguardam isso", esclarece João Bosco Fontes.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais