Hospital de Lagarto registra menor taxa de transferência

Hospital de Lagarto registra menor taxa de transferência desde a inauguração (Foto: Ricardo Pinho | Ascom/FHS)

Perto de completar cinco anos de funcionamento no próximo mês de julho, o Hospital Regional de Lagarto (HRL) vem fortalecendo seu papel na rede estadual de urgência e emergência hospitalar, como apontam os indicadores da unidade. Em fevereiro, o HRL, que é gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), registrou sua menor taxa de transferência externa desde que começou a funcionar, em 2010.

De acordo com o relatório de produção da unidade, em fevereiro, a taxa de transferência foi de 0,3% em relação ao total de pacientes atendidos no hospital. “Isso significa dizer que dos quase 4.300 pacientes assistidos no mês passado, apenas 14 precisaram ser transferidos, principalmente para o Huse (Hospital de Urgência de Sergipe), devido ao seu grau de complexidade, ou mesmo para se submeter a um exame mais especializado”, explica o superintendente do HRL, Oldegar Alves.

Antes de fevereiro, a menor taxa de transferência da unidade hospitalar havia sido registrada nos meses de abril de 2014 (0,4%) e agosto do mesmo ano, quando ficou em 0,5%.

Para Oldegar, os resultados de abril e os anuais do HRL demonstram que cada vez mais a unidade se consolida como uma das principais da rede estadual de urgência e emergência. “São números que atestam a otimização dos processos e a elevação do nível de resolutividade. Com a chegada do HRL, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a ter seus problemas resolvidos sem, necessariamente, precisar se deslocar para a capital”, ressaltou.

Outros números

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o HRL já assistiu quase 9 mil pacientes e realizou 20.645 mil atendimentos de urgência na atenção especializada em pediatria, ortopedia, clínica geral, administração de medicamentos, procedimentos de enfermagem em geral e tratamento clínico de traumas ortopédicos. No mesmo período, o hospital realizou pouco mais de 26 mil exames complementares, dos quais 22 mil foram laboratoriais clínicos, além de pouco mais de 3 mil radiológicos. Este ano também já foram realizadas 143 cirurgias, sendo a maioria delas (114) ortopédicas e promovidas 515 internações.

Perfil e serviços

Com perfil de média e alta complexidade, o HRL presta atendimento em cirurgia geral e ortopédica, pediatria, clínica médica, terapia intensiva, ultrassonografia, ortopedia, infectologia e nefrologia. O HRL é o único hospital da rede estadual no interior a dispor do Serviço de Hemodiálise Intra-hospitalar, destinado a atender pacientes renais crônicos. Também integram o quadro do HRL profissionais das áreas de fisioterapia, assistência social, farmácia e nutrição.

Além de contar com a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do interior do Estado, com dez leitos e dois de isolamento, o Hospital Regional de Lagarto tem uma capacidade instalada de 155 leitos. O HRL é responsável por garantir cobertura assistencial a aproximadamente 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde. São eles Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais