Hospital de Propriá inicia cirurgias ortopédicas

(Foto: Ascom)

Teve início nesta segunda-feira, 17, a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá. Os procedimentos eletivos e de pacientes de baixo risco têm como finalidade ser uma retaguarda do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), evitando a superlotação da unidade, referência para casos de alta complexidade. No Hospital de Propriá serão feitas cirurgias de braço, antebraço, tíbia, pé, mão e fêmur.

"O Hospital Regional São Vicente de Paula tem capacidade para realizar entre 100 e 120 cirurgias ortopédicas por mês. Quando possibilitamos a realização dessas cirurgias no interior, assim como foi feito no Hospital Regional de Estância, com as cirurgias eletivas, estamos ampliando as salas cirúrgicas na rede hospitalar Estadual. Dessa forma, descentralizamos a assistência e fazemos com que o Huse esteja focado nos pacientes graves", explicou Wagner Andrade, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).  

A dona de casa Marlete Silva Santos mora no município de Porto da Folha e estava aguardando o momento da cirurgia de fêmur. "Estava na porta da minha casa quando escorreguei, caí no chão e quebrei minha perna. Fui levada para o Huse, onde fui acolhida e, agora, estou aqui para ser operada. Sinto um alívio só pensar que poderei voltar a andar", afirmou.

De acordo com o ortopedista Hellycarlos Albuquerque Santos, o Hospital Regional de Propriá possui todas as condições materiais e humanas necessárias para realizar cirurgias ortopédicas.

"Desde a nossa chegada, tudo o que foi solicitado à Fundação Hospitalar de Saúde nos foi fornecido. O hospital também tem todo suporte diagnóstico e instrumental, que é peculiar da ortopedia. Foi implantado o arco cirúrgico e um intensificador de imagem, que melhora significativamente o trabalho do ortopedista".

Hospital de Propriá em números

O Hospital Regional de Propriá é um exemplo do compromisso feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para ampliação e descentralização da assistência em Sergipe. Além dos atendimentos gerais, de urgência e emergência realizados, a unidade ainda faz partos, cirurgias eletivas e conta com internamento.

"Em 2013, foram feitos 68.215 atendimentos, 187.771 procedimentos clínicos, 1.125 partos normais e 547 cesarianas. Além disso, foram feitos 42.430 exames, mais de 200 cirurgias e 2.358 internamentos", contabilizou Paulo Campos, superintendente do Hospital Regional de Propriá.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais