Hospital de Urgências de Sergipe fica no escuro

Um dos sete geradores não funcionou quando ocorreu o apagão 

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) sofreu um apagão na noite da útlima quinta-feira, 20. Áreas críticas como o centro cirúrgico e UTI's não tiveram a energia reestabelecida por aproximadamente 40 minutos, pois um dos sete geradores não funcionou de imediato,- justamente o que abastece este setor. As demais áreas do hospital teriam ficado mais de duas horas sem energia.

A assessoria de comunicação do Huse informou que o apagão no hospital se deu pelo desligamento do aporte energético que abastece o hospital, o que seria, o estouro de duas peças de transmissão chamadas TC e TP. “Por volta das 18h40 o transformador da área externa do hospital estorou e provocou a queda de energia em partes das dependências do Huse. Seis dos sete geradores  entraram em funcionamento automaticamente, mas o sétimo que alimenta as UTIs 1 e 2 e o centro cirúrgico foi acionado manualmente, o que demorou cerca de 40 minutos”, explica.

De acordo com a assessoria de comunicação, os técnicos do Huse e da Energisa entraram em ação assim que o problema foi apresentado e trabalharam para que as áreas críticas fossem primeiramente reestabelecida e em seguida as demais. A assessoria diz que “depois da energia reestabelecida, técnicos foram acionados para fazer a decodificação dos setores de tomografia, raio-x, área clínica feminina e laboratório e às 23h todo o Hospital de Urgência estava trabalhando normalmente”,

Apesar das áreas críticas terem ficado um tempo com os aparelhos desligados, a assessoria informa que nenhum paciente teve alguma complicação causado pela falta de energia, já que os respiradores possuem baterias de 12 horas. “O Huse faz a manutenção dos geradores com regularidade”, diz a assessoria.

Energisa investiga causa

A Energisa emitiu nota sobre a questão. De acordo com a nota, a interrupção no fornecimento de energia no Huse foi ocasionada por um problema técnico que danificou equipamentos de responsabilidade da empresa, localizados na subestação do próprio Hospital. A Energisa esclarece que a causa do problema, que atingiu mais de 4.482 clientes, está sendo investigada. "Em 9 minutos, esses clientes tiveram o fornecimento de energia restabelecido, entretanto, devido à complexidade da realização dos serviços na Subestação, o restabelecimento do fornecimento de energia para o hospital levou mais tempo", diz a nota.

Com relação ao questionamento do não funcionamento dos geradores de contingência do hospital, a Energisa diz que se trata de informação interna do cliente. "Informamos ainda que a Energisa está interagindo com a administração do Hospital para contribuir e minimizar a possibilidade de ocorrência de casos semelhantes", conclui a nota.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais