
Após a inauguração, o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) já está funcionando. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira, 15.
Neste momento, o funcionamento do hospital está na primeira etapa, com a realização do serviço de quimioterapia para adultos. Nesta fase, foi ampliado de 24 para 60 os pontos de infusão adulto, sendo um crescimento de 150% em relação à capacidade atual do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).
Demais etapas
De acordo com a SES, já o atendimento ambulatorial e o setor de imagens começam a funcionar a partir de janeiro, como parte da segunda etapa. Essa fase também prevê a entrada escalonada de serviços essenciais como laboratório clínico, quimioterapia, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), enfermaria, pronto atendimento e leitos de UTI.
Já a terceira e última etapa marca o início da operação plena, quando todos os serviços serão ofertados de forma contínua, seguindo o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP). “Nessa fase, a concessionária deverá garantir continuidade, eficiência e atualização tecnológica permanente, com indicadores que monitoram desde a disponibilidade de equipamentos até a qualidade do atendimento”, explicou a SES.
Estrutura
A unidade conta com uma estrutura ampla, composta por 230 leitos. Destes, um total de 135 leitos são para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
por Carol Mundim
*Com informações da SES
