
O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda será entregue à população nesta quarta-feira, 10, às 16h30. O início das operações será feito por fases. Nesta primeira etapa, será iniciado o atendimento no setor de quimioterapia e, em janeiro, o atendimento ambulatorial e do setor de imagens. As demais etapas seguirão o cronograma da Parceria Público-privada (PPP).
A unidade representa avanço da saúde pública em Sergipe, com um dos maiores investimentos da história da saúde pública estadual, com recursos superiores a R$ 170 milhões. Quando a atual gestão assumiu o governo, em dezembro de 2022, apenas 8,9% da obra havia sido executada. O hospital fortalecerá a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe, concretizando um sonho antigo da população, ofertando assistência no diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer.
Estrutura
A nova unidade conta com uma estrutura ampla e com modernização de ponta, com um total de 230 leitos. Destes, um total de 135 leitos para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
Além disso, o hospital terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos, e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento , garantindo um atendimento completo, célere, humanizado e em tempo oportuno para os pacientes oncológicos.
*Com informações do Governo de Sergipe
