Hospital do Câncer iniciará atendimento ambulatorial de oncologia clínica

Unidade completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira, 15

(Foto: Ascom SES)

O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira, 15. Em sua primeira fase, a unidade hospitalar inaugurou o serviço de quimioterapia adulto, realizando 912 atendimentos, agora o HCS se prepara para iniciar os atendimentos ambulatoriais de oncologia clínica na próxima segunda-feira, 19.

O HCS representa a concretização de um sonho para a população sergipana e fortalece a assistência oncológica da rede de saúde pública estadual. Com a chegada do novo hospital, os pontos de infusão adulto ofertados pelo Estado saíram de 24 para 60, o que caracteriza um crescimento de 150% em relação à capacidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), onde o procedimento era realizado. O objetivo é que todos os serviços do Centro de Oncologia do Huse passem para a nova unidade de maneira gradual.

Segundo a gestora de Apoio Institucional da SES, Catharina Costa, o novo hospital dispõe de um sistema tecnológico para oferecer um melhor atendimento aos pacientes. “O Hospital do Câncer surge como um marco de esperança, não só como uma obra de engenharia. Já começamos o funcionamento do hospital trazendo o serviço de quimioterapia adulto do Huse para cá e com aliado essencial que é a informatização. Iniciamos com uma estrutura importante de logística e prontuário eletrônico para ter mais facilidade e agilidade, proporcionando um melhor atendimento à população”, ressaltou.

Modernidade e conforto

O Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) conta com uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, 135 leitos são para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 de UTIs Pediátrica, 13 de isolamento e 102 de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.

Além disso, o hospital também conta com 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.

O mecânico e aracajuano Lealdo de Jesus, 51 anos, realiza sessões de quimioterapia para tratar um câncer no intestino há quase um ano. Ele contou que sempre fez o tratamento, que incluiu até procedimentos cirúrgicos no Huse e, agora, está muito satisfeito em ser atendido no novo hospital. “Aqui, temos mais conforto, qualidade e o atendimento, que já era bom no Huse, ficou ainda melhor. É outro mundo”, declarou.

Quem também é atendida no HCS é a itabaianinhense Maria Dominga dos Santos, 39, que foi diagnosticada com câncer de mama e faz quimioterapia há cerca de dois meses. Ela destacou o conforto proporcionado pela nova unidade hospitalar. “É tudo mais amplo, novo e organizado. Nos sentimos mais confortáveis e, assim, podemos levar o nosso problema com mais leveza. Esse é um momento que precisamos de cuidado, de pessoas e de um local preparado, e esse hospital está maravilhoso”, afirmou.

 

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais