![]() |
Servidores protestam contra privatização (Fotos: Portal Infonet) |
Atos nacionais estão sendo realizados para protestar contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que foi criada para administrar os hospitais universitários. Na manhã desta quarta-feira, 3, sindicatos de várias categorias estão reunidos em frente ao Hospital Universitário (HU) para alertar quanto aos danos que causará ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação pública.
A EBSERH foi criada pela lei n° 12.550/2011 para administrar os hospitais universitários do Brasil, mas só será implantada nos hospitais, caso seja aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU). Para a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintufs), Edijanária Barbosa, a privatização trará grandes prejuízos ao atendimento da população que disputará com os planos de saúde pelo atendimento.
“Hoje o hospital é 100% público, mas com a implantação da empresa haverá duas portas de entrada, e os usuários do SUS serão prejudicados. Teremos aumento de filas, não haverá garantia de atendimento de qualidade nem garantia de que essas pessoas serão atendidas”, alerta Edijanária.
![]() |
Presidente do Sintufs alerta para consequências de privatização |
Ainda segundo a presidente do Sinfus, os hospitais que não aderirem à empresa sofrerão cortes no repasse das verbas. Além disso, não haverá mais concursos públicos para contratação de profissionais.
Pesquisa
A implantação da EBSERH também é apresentada como uma ameaça para a pesquisa e projetos de extensão da UFS. “ O professor e estudante vão ter que se enquadrar nas novas normas. “ A pesquisa médica será prejudicada, pois haverá um limite para pesquisa. Além disso, o profissional irá cumprir metas de atendimento, a qualidade e a humanização serão deixadas de lado, pois há metas a serem cumpridas”, explica a presidente Associação dos Docentes da UFS (Adufs), Bracilene Santos de Araújo.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B