HPV: Aracaju está longe da meta estabelecida pelo MS

Campanha segue até o dia 14 de abril (Foto: Agência Brasil)

Faltando 20 dias para o término da campanha da vacina contra o HPV, Aracaju tem apenas 13,78% do público alvo vacinado. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital sergipana é de 14.388, mas somente 1.983 meninas entre 11 e 13 anos, foram imunizadas na capital.

“O baixo número está atribuído a falta de divulgação da campanha, aos pontos distribuídos em locais que na são de fácil acesso para a população mais carente e a greve do auxiliares de enfermagem”.

A afirmação é do vereador Drº Emerson, que alertou sobre a baixa adesão da campanha em Aracaju. Para o vereador, os quatro pontos distribuídos nos dois shoppings da Aracaju, Ipes e no Centro da capital não são suficientes.

“O número de 100 meninas foram de dados divulgados há mais de uma semana. Contudo, mesmo com o número de mais de mil meninas ainda é muito baixo e está longe da meta. A questão é como pode colocar pontos de vacinação em shoppings, que é um local de segregação social? As pessoas mais carentes não vão ao shopping, e se eles podem distribuir esses pontos no shopping podem também instalar nos bairros como Santa Maria, por exemplo”, argumenta.

Corrida

Para tentar alcançar a meta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá realizar no próximo dia 5 de abril, uma campanha denominada "Dia D", visando atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital sergipana, que é de 14.388. Na última segunda-feira, 24, a SMS registrou apenas 1.983 meninas entre 11 e 13 anos, que foram imunizadas, o equivalente a 13,78%.

Enfermeiros

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, rebate a informação de que a baixa adesão à campanha esteja atribuída à greve dos servidores. “A prefeitura teve muito tempo para negociar. Agora eles querem colocar a população contra a prefeitura. Vale lembrar que tem auxiliares trabalhando, em número reduzido, mas estão trabalhando. A prefeitura deveria sentar com o sindicato, mas eles não querem. A categoria não vai voltar até que haja uma acordo”, garante.

No estado

Já a meta para o Estado de Sergipe é de 80%, o correspondente a 50.720 meninas imunizadas. Segundo balanço feito pela Central de Vacinação de Sergipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nove municípios sergipanos já conseguiram alcançar esse índice: Salgado, Canhoba, Telha, São Francisco, Arauá, Pedra Mole, São Miguel do Aleixo, Cumbe e Japaratuba.

De acordo com a gerente Estadual do Programa de Vacinação, Sândala Teles, em Aracaju não houve campanha de divulgação e a greve dos auxiliares de enfermagem prejudica o andamento da campanha. Segundo a gerente, apenas 5% da população alvo foi vacinada. “Aracaju não está fazendo campanha porque os auxiliares estão ainda em greve. Os demais municípios continuam em vacina até o dia 10 de abril. Depois disso, a vacina continua no serviço e entrará no calendário vacinal do adolescente”, explica.

Período de vacinação

A vacina será aplicada em três momentos. A primeira dose será aplica durante a campanha de lançamento deflagrada no dia 10 de março e em vigência até 10 de abril. A segunda será aplicada depois de seis meses da primeira. A terceira, que é a dose de reforço, será aplicada cinco anos após a primeira. A vacina protege a menina contra quatro tipos de vírus do HPV, sendo dois deles os principais responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo o mundo.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais