HPV: pouco mais de 600 meninas tomaram a 2ª dose em Aju

Meninas devem tomar a 2ª e a 3ª doses para ficarem imunizadas (Fotos: Portal Infonet)

Até agora, somente 622 adolescentes tomaram a 2ª dose da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV), nas unidades de saúde da capital sergipana. Foram imunizadas com a 1ª dose [que vem sendo oferecida desde 1º de setembro de 2014 em todas as 43 unidades da saúde da família], 11 mil 360 meninas com idades entre 11 e 13 anos. A coordenação de Vigilância Epidemiológica do Município está alertando aos pais, que a vacina somente imuniza se tomar três doses.

“A adesão ainda continua sendo baixa. Todas as meninas que se vacinaram em março, deveriam ter tomado a segunda dose em setembro. Quem se vacinou em abril, terá que ser imunizada em outubro e assim por diante. A segunda dos, seis meses após a 1ª, é uma continuidade, assim como a 3ª dose, daqui há cinco anos. O que os pais e as adolescentes devem saber é que a garantia da imunização se dá somente com as três doses”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município de Aracaju, Raulina Gomes de Souza Lima.

Ela lembrou a necessidade de levar o cartão de vacina juntamente com um documento com foto às unidades de saúde. “Junto com o documento [a exemplo da Carteira de Identidade ou Carteira de Estudante], é necessário levar às unidades, o cartão de vacinação para comprovar se já tomou a 1ª dose”, explica.

Raulina Gomes esclareceu ainda que muitos pais estão alegando preocupação com efeitos colaterais.

“Qualquer vacina poderá causar algum efeito e quanto a do HPV, não existe até agora nada grave. É uma substância  como qualquer outra e o que foi verificado em Brasília e em Goiás foi que algumas meninas ao irem se vacinar, se verificassem outra vomitando, vomitava também, num efeito dominó, nada além do que uma DNV (Distonia Neurovegetativa”, afirma referindo-se ao desequilíbrio do sistema nervoso ou involuntário, responsável pelas funções que não são controladas por vontade própria.

“A vacina contra o HPV é segura, além de ser cara [em torno de R$ 500 a R$ 600, a dose em clínicas particulares], foi uma conquista para essas meninas de 11 a 13 anos e os pais precisam entender a necessidade de que elas tomem as três doses para estarem imunizadas”, enfatiza Raulina Gomes.

O HPV é um condiloma conhecido como verruga genital [doença sexualmente transmissível causada pelo Papilomavirus Humano. Para se ter uma ideia, dos mais de 100 tipos de HPV, alguns poderão causar câncer no cólo do útero e no ânus.
Quem deixou de tomar a 1ª dose da vacina, pode comparecer às unidades de saúde, até dezembro de 2014.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais