(Foto: Ascom SES) |
Uma das principais obras estruturais, concebida pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS implementada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro’ (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, município da Região Centro Sul do Estado, encerrou 2012 com números que atestam o fortalecimento de seu papel para a descentralização do acesso aos serviços de saúde.
Em funcionamento há dois anos e cinco meses, a unidade fechou 2012 com 118.951 mil atendimentos de urgência e emergência, entre procedimentos clínicos, consultas especializadas em pediatria, ortopedia, administração de medicamentos, atendimentos de enfermagem em geral e tratamento clínico de traumas ortopédicos. Este total é 11,7% superior ao registrado em 2011, quando o Hospital de Lagarto realizou pouco mais de 106 mil atendimentos.
Outros números que atestam para o real significado do Hospital de Lagarto para a nova rede estadual hospitalar de urgência e emergência referem-se ao total de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos bem como a taxa média mensal de transferência externa. Segundo o balanço anual da produção da unidade, o Hospital de Lagarto atendeu 57.288 pacientes, número 1,2% maior que o verificado em 2011 (57.060). Já a taxa de transferência, um dos principais indicadores para aferir a resolutividade hospitalar, caiu em torno de 15,2% se comparada a 2011, encerrando no ano passado com uma média mensal de 1,4%, ou seja, cerca de 98% dos usuários que chegaram ou foram encaminhados ao HRL tiveram seus problemas de saúde resolvidos na própria unidade. Apenas os casos de maior complexidade necessitaram de transferência, em especial para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.
Avanços
Para o superintendente do Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o balanço de 2012 foi extremamente positivo. "Em primeiro lugar, porque foi o ano em que o hospital começou a funcionar de forma plena, com ativação, em abril, do Centro Cirúrgico. Além disso, ativamos também o serviço de hemodiálise intra-hospitalar, para atender os pacientes renais crônicos internados na instituição e, a partir do segundo semestre, avançamos muito em relação as nossas escalas médicas, com a colocação de um terceiro clínico para atender aos casos de urgência que chegam ao nosso pronto-atendimento, bem como em relação à pediatria e à ortopedia", justifica.
Em relação ao Centro Cirúrgico, a partir do segundo semestre, a unidade passou a ser uma peça fundamental na redução da fila de espera por uma cirurgia ortopédica no Estado, em especial de pacientes encaminhados pelo Huse. "Desde abril, quando foi ativado, o HRL realizou quase 355 cirurgias, sendo quase 200 ortopédicas. Deste total, em torno de 70% beneficiaram usuários do SUS encaminhados pelo Huse", destaca o superintendente do HRL.
Outros números
O balanço anual do HRL aponta para outros dados também significativos em relação à descentralização do acesso aos serviços de urgência e emergência no Estado. O número de exames complementares, por exemplo, cresceu 25,4% na comparação com 2011. Em 2012, foram realizados 128.752. Somente os exames laboratoriais clínicos totalizaram 111.072, um aumento de 23,8% em relação ao número registrado no ano anterior, de 89.672. Já os exames radiológicos totalizaram 14.509 em 2012, representando um aumento de 12% na comparação com o ano anterior, quando foram realizados 12.950. Já total de internações entre janeiro a dezembro de 2012 somaram 2.416, número 10,7% superior ao registrado no ano anterior, que foi de 2.181.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B