HU capacita profissionais sobre anemia falciforme

(Foto: Ascom HU)

Médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado de Sergipe estiveram nesta quarta-feira, 2, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Os profissionais participaram de uma capacitação sobre Traços de Anemia Falciforme.

De acordo com a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico do HU-UFS, Flávia Costa, que abriu o evento, ainda há muitas dúvidas por parte das mães de crianças diagnosticadas com os chamados traços falciformes. “O diagnóstico do traço é conseguido por meio do já conhecido Teste do Pezinho. No próprio HU, que hoje é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado, já temos um trabalho de orientação a essas mães, mas é importante que os médicos e enfermeiros das unidades de saúde tenham acesso a essas informações, para que eles mesmos possam orientar as mães dessas crianças”, explicou.

Durante o evento, foi reforçada a diferença entre a anemia falciforme propriamente dita e os traços de anemia falciforme. O Traço Falciforme é apenas uma característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, diferente da anemia falciforme, que é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue e por trazer consequências para a saúde de diversos órgãos.

HU
A hematologista Rosana Cipolotti, do HU-UFS, foi a responsável por apresentar as informações técnicas durante o evento. Já o pediatra Marco Valadares, também do Hospital Universitário, abordou o tema microcefalia, pelo fato de a doença estar em evidência para todos os profissionais de saúde brasileiros.

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) a equipe que compõe o Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado é responsável pela busca ativa de casos suspeitos da doença, confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento multidisciplinar especializado dos pacientes.

A capacitação sobre traços de anemia falciforme deverá atingir médicos e enfermeiros de todas as Unidades Básicas de Saúde de Sergipe. Por isso, serão três turmas, sendo que a primeira foi nesta quarta, 2, e as próximas serão nos dias 9 e 16 de março.

Fonte: Unidade de Comunicação Social

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais