HU inicia ações da Semana da Segurança do Paciente

O evento prossegue até o dia e abrange palestras e debates (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) abriu nesta segunda-feira, 4, a Semana da Segurança do Paciente. O evento, que prossegue até o dia 6, abrange palestras, debates e atividades lúdicas por todo o Hospital. Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, atualmente a segurança do paciente é um dos temas mais importantes na Saúde.

De acordo com ela, foi constatado nos Estados Unidos que a segurança do paciente era responsável por cerca de 30% dos eventos adversos, o que vinha gerando um significativo prejuízo financeiro para aquele país, um fator que chamou a atenção. “É importante ressaltar que essa segurança é inerente a todos os profissionais que atuam em um hospital, seja ele médico, enfermeiro, serviços gerais, não importa, a responsabilidade e participação são dever de todos”, lembrou a superintendente, que destacou ainda que eventos como o que está ocorrendo no HU servem também para despertar a consciência de todos.

Palestras

Uma das responsáveis pela Semana da Segurança do Paciente no HU-UFS é a médica infectologista Iza Lobo, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais do hospital. “Não é por acaso que o evento ocorre nesta época, ele lembra a portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, do Ministério da Saúde, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente, e um dos objetivos do Programa é justamente promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente”, apontou.

“Hoje é um dia interessante para mostrar o que estamos fazendo e o que ainda precisa ser feito em busca, cada vez mais, de uma assistência segura e de qualidade”, complementou Iza Lobo, que ministrou a palestra de abertura, cujo tema foi Segurança do Paciente.

O evento prosseguiu com palestras de profissionais que atuam no HU-UFS. O médico André Veiga, da UTI, abordou o tema Prescrição Segura. Logo após, a enfermeira Aryella Dutra falou sobre Segurança na Administração de Medicamentos. O tema Uso Seguro de Medicamentos de Alta Vigilância foi tratado pela farmacêutica Milena Motta. Já a farmacêutica Grace Dória falou sobre Protocolo de Medicamentos de Alta Vigilância.

A programação continua à tarde com a Campanha da Cirurgia Segura, com a enfermeira Thialla Andrade; Identificação Segura do Paciente e Comunicação Segura e Efetiva, ambas com a enfermeira Pabliane Marinho e Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais, com a médica infectologista Márcia Lima.

No dia 5 as atividades serão lúdicas, e acontecem por todo o Hospital. Já no dia 6, encerrando o evento, a programação acontece na Sala da Rede Universitária de Telemedicina (Sala Rute), com participação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e videoconferência nacional direcionada a todos os profissionais envolvidos com o tema.

Fonte: HU

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais