HU recebe Associação de Renais Crônicos e Transplantados

HU recebe Associação de Renais Crônicos e Transplantados em reunião (Foto: HU)

Representantes da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese) estiveram em uma reunião nesta sexta-feira, 28, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), onde foram recebidos pela superintendente do HU-UFS, Angela Silva, e pelo gerente administrativo Edélzio Costa Junior.

No encontro, a associação apresentou, junto com o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, um projeto básico para realização de serviços de alta complexidade no desenvolvimento de transplantes de órgãos abdominais (rim, pâncreas e fígado) e para implementação no processo de doação e captação de órgãos.

Transplantes

De acordo com a superintendente Angela Silva, por se tratar de um hospital de ensino e pesquisa, além da assistência, é muito importante para o HU a realização de transplantes. “O HU tem total interesse, não só no transplante de rim, mas de córnea, medula e fígado. Para fazer essa implementação, estamos buscando as devidas habilitações no Ministério da Saúde. Hoje estamos habilitados apenas para o de córnea, cujo primeiro transplante deve ocorrer ainda este ano”, pontuou.

Reunião

Para o presidente da Arcrese, José Lúcio Costa, a reunião foi proveitosa. “Resolvemos solicitar a reunião ao HU depois da última audiência pública que ocorreu com o MPF no Hospital Universitário, na qual um dos temas foi justamente transplante. Fomos muito bem recebidos pela direção do hospital e tivemos a oportunidade de mostrar um projeto que já havia sido apresentado ao Governo do Estado. A nossa expectativa é impulsionar a volta da realização de transplantes em Sergipe”, declarou.

O coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, disse que está em busca de parcerias. “Estive na reunião a convite da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe, e o desejo da Central de Transplantes hoje é que os transplantes comecem a acontecer no HU, o que seria muito positivo para o nosso Estado”, comentou Benito. Também estiveram na reunião, representando a Arcrese, os secretários Andréia Costa e Joildo Santos.

Durante o encontro, a superintendente acrescentou que, com a conclusão do Anexo Hospitalar e a contratação de servidores especializados, existe a expectativa de realizar outros tipos de transplantes em 2018. As obras do Anexo estão em andamento, seguindo um cronograma com previsão de finalização para o primeiro semestre deste ano. Quando concluído, o espaço atenderá à população nas áreas de Transplantes, Oncologia e Diagnósticos.

Uma próxima reunião já foi agendada para o dia 7 de junho, no HU, com a participação de outros profissionais do hospital envolvidos na área de transplantes.

Fonte: HU

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais