HU-UFS terá programação para o Dia de Doação de Órgãos

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Para lembrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 29 de Setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), preparou uma programação que se estenderá por todo o dia 23 de Setembro.

Em evento organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Universitário, o dia 23 será marcado por palestras, apresentação teatral e shows musicais. Além disso, desde o dia 1º de Setembro, o HU-UFS dispõe de uma iluminação verde especial em uma de suas árvores, em alusão ao Setembro Verde, tema do mês da Doação de Órgãos.

Programação

No dia 23, a partir das 7h30, no Auditório do Hospital, ocorre a palestra Diagnóstico de Morte Encefálica, conduzida pelo médico Yhokenn Karlo, coordenador da Organização de Procura de Órgãos em Sergipe (OPO-SE). Em seguida, às 8h15, o coordenador da Cihdott do HU-UFS, professor doutor Antônio Júnior, falará sobre Manutenção do Potencial Doador de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

A programação segue com palestra, às 9h15, da enfermeira da OPO-SE, Giselle Tourinho, abordando Entrevista Familiar. Encerrando as apresentações técnicas, a Cihdott fará uma exposição sobre o processo de implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos no HU-UFS/Ebserh.

Antes de fechar a agenda da manhã, o grupo de Teatro SOS Alegria, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) fará uma apresentação alusiva ao tema Doação de Órgãos. A programação continua à tarde, a partir das 14h, desta vez no Ambulatório e Enfermarias do HU-UFS, onde os cantores Júnior Ferrari e Guilherme Araújo, em um ato de voluntariedade, farão apresentações musicais.

Cihdott
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

No HU-UFS, o grupo existe desde 4 de janeiro de 2007, quando o reitor da UFS publicou a Portaria nº 015, criando a sua primeira composição. A última atualização da Cihdott ocorreu através da Portaria nº 057, de 11 de novembro de 2014, em ato formal realizado pela superintendente do HU-UFS/EBSERH, a infectologista Ângela Silva.

Fonte: Comunicação Social

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais