Huse alerta população sobre riscos no período junino

Cuidados com os fogos devem ser redobrados

Com a chegada do período junino, Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Dr. José Olino de Campos Lima, localizada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), dobra o número de pacientes atendidos. Por isso, para garantir mais agilidade, a equipe multidisciplinar do setor está realizando uma série de ações que geram mais conforto às pessoas lesionadas, além de criar um alerta para a população quanto aos cuidados com a pessoa queimada e principalmente, as formas de evitar a queimadura.

De acordo com a gerente da UTQ, Wandressa Nascimento, os cuidados devem ser redobrados com as crianças. “As crianças são grandes vítimas nesse período, por isso, os cuidados devem ser constantes nessa época. As queimaduras são mais frequentes pelo aumento de acidentes domésticos com líquidos aquecidos, o uso inadequado de fogos e substâncias químicas, além das tradicionais fogueiras. Ter um adulto sempre supervisionando as brincadeiras dos pequenos é muito importante”, explicou.

A gerente informou ainda que, com os adultos a conversa também é muito séria. “É recomendado que os adultos, principalmente aqueles que trabalham na fabricação dos fogos, só manuseiem o material com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O contato constante aumenta a probabilidade de sofrer uma queimadura. Já os usuários dos fogos devem estar equipados com luvas grossas de pano, camisas de manga longa e calças jeans. Em casa, o cuidado também é necessário: utilizar luvas ao manipular líquidos ou comidas quentes”, detalhou Wandressa.

Estatística

Somente em junho do ano passado (2014), a UTQ registrou, 86 atendimentos a vítimas de queimaduras. O número representou 22% a menos em relação ao mesmo período do mesmo período em (2013), quando foram atendidas 110 pessoas. Já o índice de amputações de dedos e membros por queimaduras se manteve o mesmo. Tanto em 2013 quanto em 2014 foram contabilizados oito casos.

Em 2013, foram seis crianças vítimas de queimaduras por fogos. Já no ano passado, o número subiu para nove. Isso representa um aumento de aproximadamente 30%.

Cuidados
Alguns cuidados são essenciais no caso de uma queimadura, seja ela de primeiro, segundo ou terceiro grau. Quando alguns desses casos acontecem, o ideal é seguir a orientação médica para não agravar a lesão e o tratamento ser um sucesso. O cirurgião plástico Bruno Cintra, explica que nenhuma substância deve ser usada sobre a queimadura.

“A recomendação é apenas irrigar o local queimado com água fria e corrente. Em seguida, envolvê-lo com um pano limpo, que pode ser uma fralda ou uma toalha. Após essa providência, a vítima deve ser levada o mais rápido possível a um hospital, para que receba os cuidados médicos necessários”, informou.

Caso haja lesão da mão ou dos dedos, elevar o braço para diminuir a hemorragia. Nos casos de queimaduras de segundo grau, em que há surgimento de bolhas no local lesionado e de terceiro grau em que há um escurecimento do local atingido, é necessário que o paciente seja encaminhado de forma imediata ao serviço de urgência para a devida avaliação pela equipe médica e tratamento pela cirurgia plástica.

Fonte: com informações da Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais