
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) iniciou a terceira etapa da revitalização e reestruturação do Centro Cirúrgico, incluindo a área para receber os pacientes em pré-operatório para a realização do procedimento. A reforma do espaço prevê, ainda, a instalação de novo banheiro individualizado aos pacientes, além dos corredores que interligam as salas internas.
As melhorias fazem parte do Plano de Ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem como objetivo modernizar a estrutura e otimizar os fluxos de atendimento, fortalecendo a assistência prestada pela unidade hospitalar, como destaca o superintendente do Huse, Roberto Gurgel. “São avanços significativos que refletem o compromisso e a assistência do Huse. Além disso, destaca os esforços daqueles que fazem a unidade hospitalar. Somente este ano foram mais de quatro mil procedimentos cirúrgicos realizados em diversas especialidades”, enfatiza.
A coordenadora do Centro Cirúrgico do Huse, Camila Sales, explica que, durante o período da reforma, haverá um novo fluxo para pacientes e colaboradores do Huse. “O nosso intuito é amenizar, de forma significativa, os impactos na unidade, além da otimização do fluxo do paciente em pré-operatório. Com isso, a chegada do paciente ao Centro Cirúrgico será direcionada para uma entrada secundária de acesso interno, próximo ao serviço de Hemodinâmica. Neste espaço, que funcionará de forma provisória, serão acomodados os pacientes que aguardam as cirurgias”, ressalta.
A expectativa é que essas mudanças proporcionem maior segurança aos procedimentos, além de um ambiente mais moderno e adequado às necessidades de pacientes e profissionais. O espaço totalmente reformado deverá ser entregue até o final de 2025 e contará, ainda, com nova estrutura farmacêutica e sala de bem-estar para equipe multiprofissional.
Etapas
Dividido por etapas, já foram realizadas melhorias em salas cirúrgicas, Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) com ampliação de leitos, além do Posto de Enfermagem. A revitalização do Centro Cirúrgico também contemplará uma melhor ambiência dos espaços e investimentos no parque tecnológico, incluindo a instalação de novos focos cirúrgicos e melhorias no sistema de iluminação.
Outras melhorias
Os avanços no Hospital de Urgências não se restringem apenas ao Centro Cirúrgico. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia também passa por melhorias com a troca de forro no teto da unidade com revestimento de alta performance para uma melhor ambientação. Recentemente, também foram revitalizados a Ala Verde Trauma (Observação Cirúrgica) e o Corredor de Catástrofe, além das enfermarias clínicas e cirúrgicas da unidade hospitalar.
Fonte: SES