Segundo João Augusto, será difícil os médicos retornarem ao Huse (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) continua sem realizar cirurgias pediátricas. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto Oliveira. A problemática teve início após o pedido de demissão dos cirurgiões pediatras que exerciam suas atividades no Huse.
De acordo com João Augusto Oliveira, mesmo com a intenção da FHS em tentar fazer um convênio com os médicos, não será tão fácil. “Como existe cirurgião em outros hospitais como Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel ficamos sabendo que a Fundação está tentando fazer um convênio para ver se os médicos migram para o Huse, mas acreditamos que isso não vai ocorrer já que esses mesmos médicos são os que trabalhavam no Huse e como vão querer ir pra lá trabalhar sobre tabela?. Acho difícil que eles se comprometam, só se garantirem atender as crianças no próprio Santa Isabel ou Lurdes”, acredita.
Ação
Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou uma Ação Civil Pública em face do estado e FHS solicitando a formação da completa escala de cirurgiões pediátricos, para atender 336 horas necessárias de cobertura da assistência cirúrgica pediátrica no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
FHS
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) esclarece que, no mês de fevereiro, a direção Operacional se reuniu com representantes do Conselho Regional de Medicina de Sergipe para apresentar as ações pactuadas no MPE e que todos os pontos pactuados vêm sendo cumpridos. "A FHS vem fazendo tudo que está ao alcance. Já foi feito o chamamento público nacional para a contratação imediata de cirurgiões pediátricos, que foi lançado para tentar melhorar a escala médica. A deficiência hoje é de cirurgiões pediátricos em uma escala médica de 24h. Em Sergipe, existem apenas 10 profissionais no Estado, quando só a rede pública precisaria de 21 para uma escala completa. O número de cirurgiões pediátricos formados no país anualmente é muito pequeno. Há turmas que estão concluindo a residência agora em março. Nossa expectativa é trazer esses profissionais para se somar ao Huse", disse Wagner Andrade, diretor Operacional da FHS.
Wagner Andrade informou vai a alguns centros formadores de médicos cirurgiões pediátricos para conversar pessoalmente com as instituições a fim de reforçar o chamamento e que a FHS está contratando cirurgiões gerais. “Já contratamos dois profissionais com 60 horas e 36 horas respectivamente, estamos finalizando a contratação de mais um para 24 horas. Com relação aos cirurgiões pediátricos, estamos aguardando a resposta ao chamamento público para contratação de cirurgiões pediátricos com salário de R$ 18.600 mensal. A FHS não está parada. Estamos trabalhando para contratar pessoal e solucionar a crise nesse setor”, reforça o diretor Operacional.
Conforme matéria divulgada pelo Portal Infonet encaminhada pela assessoria de comunicação da SES, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, participou de uma reunião para discutir a possibilidade da contratação do serviço de cirurgias pediátricas no Santa Isabel.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B