(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe contam com um dos mais equipados serviços de assistência a vítimas de queimaduras do Nordeste. Em funcionamento 24 horas por dia na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o serviço é um dos poucos da região a ser credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência nesse tipo de tratamento.
Um fator que confere a UTQ do HUSE o status de referência regional em atendimentos a vítimas de queimaduras está relacionado à educação continuada dos profissionais que integram a unidade. Todos os anos, tanto as equipes que atuam na UTQ como nos setores de urgência e emergência do hospital passam pelo ‘Curso Anual de Atualização: Atendimento ao Paciente Queimado’, evento promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) com objetivo de qualificar o atendimento.
O curso foi realizado no auditório do Huse, que recebeu cerca de 200 profissionais de saúde que atuam no hospital, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospitais Regionais, salas de estabilização das Clínicas de Saúde da Família 24 horas, entre outras unidades.
De acordo com o cirurgião plástico Bruno Cintra, a intenção é uniformizar o atendimento dessas vítimas durante os festejos juninos e não superlotar o Huse. “Queremos, com a iniciativa, uniformizar o sistema de atendimento do queimado durante os festejos juninos realizados em Sergipe. Uma vez que constatamos o aumento de quase 300% no atendimento de queimados no período, concluímos que muitos podem ser tratados nas unidades de saúde do seu município. Naturalmente, manteremos o Huse de portas abertas para o recebimento dessas e de outras demandas”, esclareceu o médico.
Temas
Definição, classificação, atendimento inicial, critérios de encaminhamento a pacientes queimados, além de atendimento pré-hospitalar e transporte do paciente queimado, tratamento cirúrgico e preparação do Huse para o paciente queimado foram alguns dos temas debatidos durante o evento. O objetivo é padronizar o atendimento ao paciente queimado nas primeiras 24 horas para depois encaminhá-lo, quando necessário, para as referências regionais de média e alta complexidade.
O médico cirurgião plástico da UTQ, Thales Costa, explicou como é realizado o atendimento pré-hospitalar e o transporte de um paciente queimado. “A primeira medida é classificar o paciente queimado de acordo com a gravidade do caso, depois detectar quem tem indicação para internação. A triagem feita por telefone e as perguntas realizadas pelo médico regulador são importantes para o deslocamento das equipes do Samu, por isso é necessário ao requisitante do Serviço conversar e responder o que está sendo perguntado”, explicou.
O tratamento cirúrgico das queimaduras foi destacado pelo médico Ricardo Ribeiro. Já a coordenadora da UTQ, Moema Carvalho, tratou da preparação do Huse para receber os pacientes vítimas de queimaduras durante o período junino. “Esse é o nosso maior período de atendimentos, por isso precisamos estar bem estruturados e equipados para atender os pacientes. A sala de procedimento no pronto socorro é o local para o primeiro atendimento, seja esse paciente trazido pelo Samu ou deslocado para o Huse por conta própria”, esclareceu.
Fonte: Assessoria de Comunicação
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