Huse e Hospital de Itabaiana registram plantão tranquilo

Huse e Hospital de Itabaiana encerram plantões com tranqüilidade após feriado (Foto: divulgação)

“Um plantão considerado tranqüilo e sem grandes intercorrências”, ressaltou o diretor clínico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Marcos Kroguer, sobre o trabalho assistencial realizado na unidade durante o feriado de Emancipação Política de Sergipe (8 de Julho).

Segundo Kroguer, a otimização dos serviços disponibilizados no pronto socorro do Huse facilitou o cumprimento de demandas.

“Foram registrados 217 atendimentos na unidade hospitalar. Desse total, 29 continuaram internados e em observação. Os acidentes motociclísticos totalizaram 14 atendimentos com três internações. Durante o feriado, o Huse também recebeu muitos casos considerados de baixa complexidade”, acrescentou o diretor clínico do Huse.

Na área azul adulto do Huse 75 pacientes foram atendidos. Na ortopedia e na sala de sutura foram somados 74. O pronto socorro da unidade pediátrica localizada anexo ao Huse realizou 50 atendimentos, com apenas quatro internações.

Os usuários são atendidos pela ordem de classificação de risco, ou seja, os mais graves terão sempre prioridade nos atendimentos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Hospital de Itabaiana

Durante o feriado, o Hospital Regional de Itabaiana registrou a entrada de 162 pacientes. Foram atendidos 17 na área de pediatria, 18 na de ortopedia, 28 atos cirúrgicos de sutura e 99 atendimentos clínicos.

Apesar do feriado, o movimento foi considerado dentro da média diária de atendimentos realizados na unidade de saúde, prevalecendo a maior procura pela assistência ambulatorial (116), entre consultas clínicas e pediátricas. Os casos mais comuns foram febre, resfriado, virose e outras complicações típicas do inverno.

Dos pacientes atendidos, 95% foram medicados e liberados. Apenas 5% permanecem na unidade sob observação médica. Já os atendimentos de ortopedia e suturas tiveram como causa acidentes domésticos, com ciclomotores entre outros.

Para o Superintendente do Hospital Regional de Itabaiana, Darcy Tavares, a procura pelo atendimento ambulatorial no hospital é a principal causa das filas que se renovam diariamente na portaria da unidade.

“Ainda é muito grande a procura por consultas médicas no hospital. Enquanto agentes de saúde pública não devemos e não iremos jamais negar atendimento a esses pacientes que, pela falha na execução dos serviços básicos de saúde em seus municípios, não possuem outra opção senão procurar a nossa unidade para satisfazer suas necessidades médicas. A praticidade no atendimento aqui realizado se torna outro atrativo para a população da região”, pontuou o superintendente.

De acordo com levantamentos realizados na unidade, 60% dos pacientes atendidos no Hospital Regional de Itabaiana são ambulatoriais e destes, apenas 40% são provenientes do município.

Fonte: FHS

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