Huse e Samu agilizam quase cinco mil atendimentos

Huse e Samu agilizam quase cinco mil atendimentos no último fim de semana (Foto: Marcelle Cristinne/ASN)

Garantir a rotatividade dos leitos e a assistência hospitalar de qualidade para o maior número de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, profissionais que atuam no pronto socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) trabalham e agilizam os mais diversos atendimentos, entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, administração de medicamentos e ortopédicos.

Entre os últimos dias 24 e 26, o fluxo de atendimentos realizados no pronto socorro esteve em sua normalidade e sem intercorrências. De acordo com levantamento feito na unidade, 1.124 pacientes foram atendidos. Desse total, apenas 174 ficaram internados em observação e para realização de novos exames.

Os casos mais comuns são os de acidentes motociclísticos que continuam liderando as estatísticas do hospital, só que dessa vez foram 56 atendimentos, um número considerado menor, se comparado ao final de semana anterior, que registrou 77 atendimentos.

Os acidentes automobilísticos deixaram 11 feridos com lesões leves, enquanto que as vítimas de ferimentos por arma branca somaram nove atendimentos. As vítimas por arma de fogo, por sua vez, geraram 15 atendimentos.

Na área azul do Huse, 411 atendimentos de baixa complexidade foram realizados e apenas 45 ficaram internados. Já na área azul pediátrica, 272 crianças foram atendidas e dessas, 30 ficaram internadas. O ambulatório da oncologia realizou 39 atendimentos.

Samu

No mesmo período, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizou 2.758 chamadas. Dessas, 1.349 geraram atendimentos. Foram contabilizadas ainda 23 transferências, além de 109 saídas de Unidades de Suporte Avançado (USA), 332 de Unidades de Suporte Básico (USB) e três de motolâncias.

Profissionais da Central de Regulação do Samu registraram também oito casos de atropelamento, 43 casos de colisão e o mesmo número relacionado ao de quedas de moto.

Os atendimentos feitos às vítimas por arma de fogo totalizaram 19, enquanto que sete foram destinados às vítimas por arma branca. Duas vítimas de afogamento e mais duas de capotamento foram apontadas no levantamento estatístico feito pelo Serviço, que assim como o Huse, é gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Trotes

Os chamamentos falsos encaminhados ao Samu 192 Sergipe ocuparam as linhas telefônicas da Central de Regulação com 771 chamadas. Número esse superior ao do fim de semana anterior, entre os últimos dias 17 e 19, quando foram somadas 492 ligações.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais