Audiência aconteceu no MPE (Foto: Portal Infonet) |
Até o momento, não há previsão para a implantação da radioterapia 3D no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Uma audiência para tratar sobre o assunto foi realizada nesta segunda-feira, 22.
Durante a audiência, foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que o software adquirido para viabilizar a oferta de tratamento de radioterapia 3D pelo Huse chegou no aeroporto de Aracaju. Uma vistoria no programa já foi realizada, faltando a liberação para que se possa saber o tempo necessário para instalação do programa. O treinamento previsto para a operação do novo sistema de planejamento 3D já está sendo viabilizado, mas ainda se faz necessário a calibração do acelerador com o software, o que demanda contratação de outra empresa especializada.
De acordo com o promotor de justiça da promotoria da Saúde, Nilzir Soares Vieira Junior, mesmo sem previsão, a promotoria recomendou que o Hospital de Cirurgia deva prestar o serviço à população. “O programa adquirido pelo estado já foi liberado, mas ainda há a necessidade de outras providências para que o serviço possa começar a ser testado. No momento, o estado não tem como dar uma previsão de quando esse serviço esteja disponível para a população, enquanto isso não acontecer, o Hospital Cirurgia e o município atendendo a recomendação do MP está prestando um serviço 3D mesmo que sem a licença da ANVISA, até que o serviço regular do HUSE tenha iniciado a operação”, afirma.
Também presente na audiência, a superintendente do Huse, Madeleine Ramos, afirmou que os pacientes com neoplasia de próstata são os que mais necessitam do tratamento de radioterapia 3D. “Essa é fila dinâmica, hoje 230 pacientes de neoplasia de próstata, esses estão sendo reavaliados e reenquadrados. Nós não temos como determinar uma data para o início do tratamento tridimensional porque são várias ações imperadas por diferentes atores. Nós estamos chegando ao entendimento com relação a alguns casos de pacientes que estão em fila aguardando o tratamento. A informação que nós temos pelo Sigau [Sistema Interfederativo de Garantia e Acesso Universal] é que basicamente algumas doenças não tem mais filas para esse tipo de tratamento, o que tem em andamento são pacientes portadores de tratamento para neoplasia de próstata que estão aguardando o tratamento. Como alguns estão aguardando algum tempo, há a necessidade que esses pacientes sejam reavaliados pra definir se permanecem com a indicação do tratamento 3D", diz Madeleine.
Pelo MP foi concedido um prazo de 10 dias para que haja uma adoção de uma série de providencias para a reavaliação dos pacientes que inicialmente receberam a indicação de tratamento de 3D. “O que compete ao Huse, é reavaliar esses pacientes através dos quatros radioterapeutas que nós temos, sinalizar para o Sigau o paciente que permanece com o tratamento igual e os que podem ser tratados, a princípio, pelo equipamento que já temos no Huse”, esclarce a superintendente.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B