Huse prepara eleição para diretor clínico do Huse

De acordo com o diretor técnico do Huse, Wagner Andrade, o diretor clínico é o elo entre o corpo clínico da instituição e o CRM (Foto: Arquivo Infonet)

Uma reunião na manhã desta sexta-feira, 8, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) com o diretor técnico e médicos da casa tratou da abertura do processo de eleição para o novo diretor clínico do hospital, um representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), dentro da instituição. Todo o hospital acima de 50 médicos no corpo clínico é obrigado a ter o diretor clínico e a cada dois anos deve acontecer a renovação do ocupante do cargo,por meio de uma eleição interna.

De acordo com o diretor técnico do Huse, Wagner Andrade, o diretor clínico é o elo entre o corpo clínico da instituição e o CRM. “Quando a nova gestão chegou ao Huse, descobriu que teve um litígio na última eleição que foi impugnada, então, até o determinado momento não havia diretor clínico, onde todo o questionamento, os inquéritos administrativos, inquéritos éticos profissionais eram mandados direto para o CRM, isso na ausência do diretor clínico. Assim que eu assumi contactei o CRM para começar a destravar o processo de eleição do novo diretor clínico”, explicou.

Para ser eleito diretor clínico é necessário fazer uma comissão eleitoral com os participantes do corpo clínico que ficará responsável pelo aviso da votação num prazo de dez ou vinte dias pelo estatuto. As pessoas se inscrevem e no determinado momento é feita a eleição com coleta de votos nas urnas para ser apurada pela comissão. Uma vez apurada o mais votado passa a ser o diretor clínico e o segundo mais votado o vice-diretor clínico ou se for escrita a chapa, a chapa campeã é a que tiver o maior número de votos.

“A partir daí, seguem as tratativas que são exclusivas do diretor clínico, ele deve fazer uma eleição com o processo semelhante do diretor clínico para a comissão de ética do hospital que tem que ser renovada a cada dois anos e hoje estamos dando o pontapé para que os médicos tenham a capacidade de eleger o seu diretor clínico”, enfatizou o diretor técnico.

O diretor clínico é o ouvidor de todas as queixas, sugestões e reclamações dos médicos do corpo clínico do Huse , que hoje são em torno de 600 médicos, entre diretos e indiretos, que precisa ter uma voz e isso já está institucionalizado com decretos do Conselho Federal de Medicina e que obriga que todo o hospital tenha um diretor clínico, ele é esse vínculo.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais