(Foto: Ascom SES) |
Uma viagem ao mundo encantado das histórias infantis que emociona e envolve as crianças. É através dessa viagem que voluntários do Grupo Prosarte de Contadores de Histórias se apresentam há seis anos nas unidades pediátricas do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), animando e encantando os pequenos pacientes que estão em tratamento.
O encontro acontece todas as terças-feiras na unidade pediátrica e no centro de oncologia do hospital. O publico é infantil, mas os acompanhantes não dispensam assistir às apresentações dos contadores de histórias que também interagem com a plateia. Para os voluntários, essa é uma experiência que traz crescimento pessoal, emocional e profissional.
Esse trabalho é uma missão. Faço parte desse grupo voluntariamente levando alegria e procurando minimizar a dor e o sofrimento onde se faz necessário e estabelecer o encantamento mesmo nesses espaços. Nas apresentações nós levamos bonecos para estimular a brincadeira e livros infantis para distribuir com a criançada. A gratificação vem do ser maior. Aqui me sinto ainda mais feliz, explicou o voluntário Antenor Aguiar.
A escritora Telma Costa, também é voluntária nesse projeto e abraça a causa. Para ela, um trabalho de humanização extremamente gratificante. Trago na bagagem alegria, conforto e uma mensagem positiva para esses pequenos pacientes que se envolvem e acabam participando das nossas atividades, disse.
Com o olhar atento e um sorriso contagiante, as crianças ficam fascinadas com as histórias que são contadas. A paciente Lauane Santos, 3, está internada há um mês na oncologia para tratamento de um tumor cerebral. No colo da mãe, a estudante Jucimara dos Santos, 20, a pequena estava atenta à apresentação. Minha filha está gostando bastante dessas historinhas. Acho muito importante porque distrai essas crianças que passam por esses tratamentos, enfatizou.
Na pediatria, Tarcísio de Jesus, 10, assistia a tudo e esquecia por alguns instantes as injeções que ainda iria receber. A sua tia, Maria de Lourdes de Jesus, 36, também se divertiu e fotografou o momento de descontração. Estou muito contente porque ele está se divertindo também. Essas crianças precisam desses momentos de alegria, afirmou.
O pequeno trio formado pelos pacientes Ângelo, 7, Domine, 9, Gabriele, 8, era só alegria e sorrisos diante das histórias que foram contadas. Os acompanhantes que assistiam as apresentações participaram das brincadeiras e também se divertiram durante a tarde.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B