I Seminário de Promoção da Saúde do público LGBT

(Foto: Ascom Aracaju)

Representantes da Saúde de Aracaju participaram do “I Seminário da Promoção da Saúde, Integralidade do Cuidado e Participação Social Para travestis e Transexuais”. O encontro aconteceu no auditório da Funesa e foi destinado aos órgãos da Saúde Municipal e Estadual (integrantes dos programas de DST/Aids de Sergipe e gerência do programa de Hepatite), representante da Articulação de Luta Contra Aids e representantes do Ministério da Saúde.

“Nossa preocupação é que em alguns estados já foram implantados os 'Laboratórios TTs' (travestis e transexuais), e em Sergipe ainda não havia se discutido o tema. Este assunto envolve toda a população GLBT, e tem relação direta com a questão hormonal e suas variantes. Este I Seminário foi o pontapé inicial para que os órgãos da saúde do nosso estado comecem a pensar o assunto, e que possamos implantar aqui políticas de saúde pública específica para este público”, disse a presidente da Associação de Travestis Unidas na Luta Pela Cidadania, Jéssica Taylor.

Segundo explicou Taylor, atualmente Paraíba, Pernambuco, Recife, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro já possuem 'Laboratórios TT', o que facilita diversos tratamentos. “Sergipe não pode ficar de fora deste tema. Atualmente, pacientes estão buscando tratamento fora do estado e isto requer muitos gastos para dar continuidade. Após o Seminário, vamos nos organizar e partir de porta em porta, conversando com os representantes da saúde pública de Aracaju e de Sergipe, solicitando a implantação do 'Laboratório TT' sergipano”, pontuou Jéssica.

De acordo com a referência técnica do Programa de DST/Aids da Saúde de Aracaju (que representou o secretário em exercício, Luciano Paz, no evento), Marília Uchôa, o Seminário vem no momento oportuno para se atualizar as informações e serviços destinados ao público GLBT em Sergipe.

“Estamos verificando a implantação do Laboratório TT em outros estados e verificando a possibilidade de se implantar também aqui em Aracaju. Ainda é tudo muito inicial, pois se trata de um tema novo, mas recebemos o convite para integrar este Seminário e o fizemos com muita satisfação e agradecimento. Certamente, vamos trabalhar em prol de todas as mudanças favoráveis às melhorias das políticas de Atenção Integral ao Público GLBT”, enfatizou Marília.

Fonte: Secom Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais