Idosos que passaram horas em ambulância estão no Hospital de Estância

Dois idosos, pai e filha, de 81 e 66 anos, que passaram mais de seis horas neste domingo, 24, dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à espera de vagas em uma das Unidades de Pronto Atendimento em Aracaju (UPA) de Aracaju, seguem internados no Hospital Regional de Estância.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os dois pacientes estão estáveis, sedados e intubados na área de estabilização da Covid-19. Os idosos fizeram testes rápidos, que deram positivo para Covid-19, e serão transferidos ainda hoje para a UTI do próprio Hospital de Estância.

Sobre a dificuldade para encontrar vaga para os idosos, a SES disse que por se tratar de moradores de Aracaju, foi tentado, inicialmente, o acesso aos Hospitais Zona Norte e Zona Sul, porém todos estavam lotados. Diante disso, a SES disse que a solução foi buscar nas unidades da rede hospitalar que poderia receber os pacientes com aquele perfil, sendo disponibilizadas vagas no Hospital Regional de Estância.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou as dificuldades. Segundo a SMS, no último domingo, 24, todos os leitos das unidades porta aberta estavam ocupados com pacientes graves que necessitavam de transferência para unidades de maior complexidade. Ainda segundo a SMS, nesta segunda-feira, 25, os leitos permanecem com 100% de ocupação.

Por Verlane Estácio

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais