![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Ministério Público de Sergipe, Vigilância Sanitária do Estado, através da gerente de alimentos, Dra. Rosane, EMDAGRO, ASES – Associação dos Supermercados de Sergipe e proprietários dos supermercados da cidade de Itabaiana, Messias Peixoto, Nunes Peixoto e Irmãos Peixoto, estiveram reunidos em visita aos supermercados locais para verificar a implantação do código de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros.
O Código de rastreabilidade permite ao consumidor identificar os produtores de hortifrutigranjeiros, para melhor monitoramento da qualidade dos produtos, evitando consumidor produtos com agrotóxico, não só em condições não toleráveis no organismo, mas também na aplicação não autorizada.
“As redes de supermercados de Itabaiana, traduzindo o respeito ao consumidor, implantou o Programa RAMA – Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxico, da Associação Brasileira de Supermercados, melhor garantindo a qualidade dos produtos comercializados ao consumidor”, disse Euza Missano.
Existe, em tramitação no Ministério Público Estadual, Inquérito Civil, objetivando a implantação de programa de monitoramento e rastreabilidade de agrotóxico nos hortifrutigranjeiros, com adesão de duas grandes redes de Aracaju, restando três delas, com audiência já designada para solução do problema.
“O consumidor deve ficar atento na aquisição de seus produtos hortifrutigranjeiros, às vezes estão consumindo veneno, de valor cumulativo no organismo, adquirindo doenças que jamais saberão a causa. Importante que exija do supermercado a origem dos produtos, através do código de rastreabilidade. É respeito ao direito do consumidor.”
Existe audiência extrajudicial designada para o próximo dia 12/06/2014, visando a aplicação em todas as redes de supermercados de Aracaju.
Fonte: Promotoria do Consumidor
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B