(Foto: Ascom SES) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu terça-feira, 25, a Oficina de Implementação da Caderneta de Saúde do Adolescente. A ação aconteceu no auditório do Hemose e reuniu coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE) e os profissionais das áreas da Saúde e Educação dos 75 municípios sergipanos.
A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento informativo de saúde criado pelo Ministério da Saúde que conta com o apoio do Governo Estadual para implantação nos municípios. Trata-se de um livreto de 42 páginas, que contem informações sobre crescimento e desenvolvimento, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, tabagismo, enfrentamento ao álcool e outras drogas, cartão de vacina, direitos do adolescente, saúde bucal e outras questões associadas ao universo do adolescente.
Durante o encontro, os profissionais discutiram sobre o cuidado do adolescente na Rede Cegonha, assistiram à apresentação sobre a Caderneta de Saúde e participaram de uma discussão sobre risco e vulnerabilidade.
“Além da Caderneta da Criança, que confere o monitoramento de vacinas até os nove anos, existe o Cartão da Gestante e, desde 2009, implantamos a Caderneta do Adolescente, que é disponibilizada pelos serviços de apoio à saúde e educação do adolescente”, aponta Luciana Boaventura, referência técnica da SES para o PSE.
De acordo com a consultora técnica da Coordenação Geral da saúde de adolescentes e jovens no Ministério da Saúde, Graciele Delgado, esse é um momento de fortalecimento da estratégia e aponta que os municípios devem pensar novas formas de abordar os adolescentes e seus familiares para discussão dos temas que fazem parte desse universo.
“Ainda há um incômodo ao falar sobre sexualidade. Mas, enquanto representantes do serviço de Saúde e Educação, precisamos garantir o acesso ao cuidado e assistência para esses jovens a partir dos 10 anos. Devemos ter um olhar diferenciado para esse público. Apesar de ter acesso a informação, é extremamente vulnerável”, afirmou.
Coordenadora da Atenção Básica no município de Arauá, Bruna Mascarenhas comenta que a Caderneta está tendo boa receptividade. No município, além de entregue nas escolas, elas estão chegando às mãos dos adolescentes por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que reforçam a importância do seu uso. “Esse momento de orientação está sendo importante para que a gente possa sanar nossas dúvidas e pensar em como fazer uma definitiva implantação dessa ferramenta”, apontou.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B