Índios Xocó participaram de palestra (Fotos: SES) |
Os Indíos Xocós que vivem na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, receberam a visita de técnicos do programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo foi orientá-los com relação aos riscos da AIDS, Sífilis, Hepatites Virais e a importância do pré-natal realizado pela gestante e pelo parceiro dela.
Participaram das ações as lideranças indígenas locais, o Cacique Baar, Lucimário Apolônio, Senhor Pajé, Raimundo Bezerra Lima, e o presidente do Conselho de Saúde Indígena, Uiran Ricardo dos Santos. Também participaram da ação os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social, estudantes e professores da Escola Indígena.
A ação foi diferenciada e teve tratamento para a população indígena, que ainda não teve nenhum caso de DST/AIDS registrado na comunidade onde vivem 344 pessoas. “Nós abordamos os índios com um olhar diferenciado e tratamento cuidadoso para que as especificidades culturais das diferentes etnias sejam respeitadas e consideradas”, disse Almir Santa, gerente do programa DST/AIDS da SES.
Ação foi diferenciada e teve tratamento para a população indígena |
De acordo com gerente do programa Estadual DST/AIDS, os índios estão mais vulneráveis às Doenças Sexualmente Transmissíveis. “A vulnerabilidade social às DST/AIDS nas populações indígenas pode ser observada pela intensificação das relações dessas populações com a sociedade, na frequência e permanência dos indígenas nas áreas urbanas e de membros da sociedade nas terras indígenas afetadas por projetos de exploração de recursos naturais”, explicou Almir Santana.
Na oportunidade, foram disponibilizados materiais informativos e preservativos masculinos e femininos para os índios que vivem na Ilha de São Pedro. “Mudar comportamento ligado ao corpo e à sexualidade em populações culturalmente diferenciadas da nossa é um verdadeiro desafio. Outro desafio frente à cultura indígena é fazê-los adotar os preservativos e fazer o exame para diagnóstico do HIV”, observou o gerente do programa DST/AIDS da SES.
Outros temas
Além das DST/AIDS, foi abordada a questão da dengue e alertado para a importância da vacinação contra a gripe, que teve a campanha lançada segunda-feira, 15, sendo os índios parte da população prioritária. Para prevenção da dengue, a própria comunidade ajudou na busca por focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B