(Foto: Asscom/SMS) |
A preocupação com a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas durante as festas é constante. Os números de atendimentos de saúde nos postos do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu), montados durante eventos mostram que muitas pessoas que vão curtir a festa acabam voltando pra casa mais cedo pelo abuso no consumo de bebidas alcoólicas.
No Projeto Verão de 2010, por exemplo, dos 60 atendimentos, 28 foram por ingestão excessiva de bebida alcoólica. Já no Pré-Caju daquele mesmo ano, foram registrados 69 atendimentos por excesso de álcool e em 2011 o SAMU atendeu 91 casos, número que representa 27% do total dos 327 atendimentos realizados naquela edição da festa.
No Forró Caju de 2011, o atendimento por consumo de álcool também foi considerado alto. Segundo os dados do Posto Avançado do Samu, de 17 a 26 de junho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu) realizou 311 atendimentos só na área do Forró Caju. O que chama atenção é o alto número de casos de pessoas que exageram no consumo de bebida alcoólica. A ingestão exagerada foi responsável neste período por 15,43% dos atendimentos. Dos 48 casos de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, 16 foram com adolescentes, o que corresponde a 10,2% do total de atendimentos.
A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Maria Cecília Mendonça, orienta ainda que quem pretende beber durante as festas, não deve dirigir e deve se alimentar bem e manter-se hidratado. ”Uma alimentação leve, com consumo adequado de água mineral reduz o risco de intoxicação neurológica por ingestão de bebidas alcoólicas, evitando a embriaguez”, afirma.
Remoção para unidades
Para o diretor da Unidade de Atendimento Nestor Piva, João dos Santos, os pacientes com excessiva ingestão de bebida alcoólica terminam causando problemas às equipes durante o trabalho. "Em uma unidade de pronto atendimento, a classificação de risco se dá pela gravidade do caso e não pela hora de chegada do paciente. Porém, quando um paciente chega embriagado, ele quer receber atendimento logo que chega, causa tumulto, incomoda outros pacientes, provocando muito transtorno aos pacientes que estão sendo atendidos ou estão à espera de atendimento. Isso causa uma tensão ainda maior no atendimento de urgência e emergência, exigindo atenção redobrada das equipes", esclarece João dos Santos.
Fonte: Asscom/SMS
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