(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
As Instituições de ensino superior de 39 municípios brasileiros já podem fazer as inscrições com propostas de criação de novos cursos de medicina. A iniciativa faz parte da estratégia do programa Mais Médicos que tem o objetivo de aumentar a formação médica no país.
Todas as cidades selecionadas para receber cursos de medicina têm 70 mil habitantes ou mais e não contam com graduação para a formação de médicos. Esses municípios estão em 11 estados de quatro regiões, sendo que nenhum deles é capital.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto, na seleção dos municípios foi considerada a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas dos alunos de medicina e a capacidade para abertura de programa de residência médica.
"Eram lugares que eles tinham necessidade social, ou seja, a quantidade de médicos por mil habitantes é menor do que 1,8 médicos por mil habitantes e todos os lugares tem um número de vagas, que é um número de vagas por 10 mil habitantes, menor também", secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde,Heider Pinto.
O Brasil conta com mais de 21 mil vagas autorizadas para cursos de medicina. Deste total, mais de 11 mil estão no interior e pouco mais de 10 mil em capitais. O aumento do número de vagas no interior já é resultado do processo de interiorização do ensino superior adotado pelo governo federal. As instituições de ensino superior que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem investir na rede de saúde, além de implantar programa de residência médica para garantir a especialização dos profissionais. As regras para o cadastro que deve ser feito pelas instituições estão no edital publicado no Diário Oficial da União. Para saber mais acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço no site.
Fonte:Ascom/MS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B