Inscrições de trabalhos da Jornada de Prematuridade terminam hoje

Estudantes, residentes, profissionais da área de saúde têm até esta quarta- feira, 7, para inscreverem os trabalhos científicos (Foto: Flávia Pacheco)

Estudantes, residentes, profissionais da área de saúde têm até esta quarta- feira, 7, para inscreverem os trabalhos científicos que serão avaliados pela Comissão Organizadora da I Jornada Estadual de Prematuridade, que engloba o IV Seminário da Unidade Neonatal ‘Carline Rabelo de Oliveira’ e III Seminário Territorial da Estratégia Qualineo, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro no Campus Farolândia, na Universidade Tiradentes (UNIT). Os trabalhos devem retratar a sensibilização e a reconstrução do conhecimento sobre o cuidado neonatal humanizado, qualificado e seguro no exercício da prática diária.

As inscrições dos trabalhos científicos deverão ser feitas, pelos interessados, através do e-mail: jornadaprematuridade.trabalho@gmail.com. O edital com todas as informações está disponível no site da FUNESA – http://www.funesa.se.gov.br. Os trabalhos serão avaliados até domingo, 11, quando será lançada a lista dos aprovados. No dia 14 de novembro das 9h às 10h, um dos autores deverá estar presente na exposição do banner para explanação. Os três melhores trabalhos receberão certificado.

A gerente da UTI neonatal, Monique Daniela Cabral, informa que o texto deve estar de acordo com o edital, que foi formulado com duas linhas de pesquisas, sendo uma pré-natal e Unidades Neonatais e outra linha sobre gestão, ensino e assistência. “Tudo deve estar de acordo com que o edital preconiza. Os autores podem ter mais de um trabalho aprovado e apresentar mais de um trabalho científico”, ressaltou Monique.

Ela explica, ainda, que haverá uma avaliação prévia. “Quando eles se inscrevem, encaminham um arquivo com o trabalho e depois são avaliados pela comissão cientifica que é formada pelos professores, docentes das universidades de Sergipe. Depois dessa avaliação eles são colocados em uma lista de pré-aprovação e no dia do evento, 14, eles vão comentar o banner”, informou a enfermeira.

A apresentação de trabalhos científicos é uma inovação no Seminário da Unidade Neonatal ‘Carline Rabelo de Oliveira’, que acontece em sua IV edição. “São os minicursos que vão acontecer um dia antes da abertura oficial da I Jornada Estadual de Prematuridade. O que esperamos com os trabalhos científicos é fomentar pesquisas, baseadas na nossa realidade, podendo, assim, comparar com a realidade nacional e mundial. A intenção é incentivar as boas práticas, a buscar resultados”, frisou Monique.

Segundo Monique Cabral, serão aceitos trabalhos originais, revisões sistemáticas e relatos de casos sendo apresentados no formato de Resumo Simples. Ela explicou que os Resumos Simples aprovados deverão ser apresentados em banner impresso os quais ficarão expostos no dia 14 de novembro durante a I Jornada das 8h às 16h. Ressaltou que é de responsabilidade do autor recolher seu banner.

Fonte: ascom SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais