Audiência no MPE: nova data para coibir irregularidades no abate de animais e comercialização de carne (Foto: Portal Infonet) |
Em decorrência da ausência de uma das partes, classificada como fundamental, acabou adiada a audiência pública para tratar das questões que envolvem abate de animais e a origem da carne comercializada em Aracaju para consumo humano. Mesmo assim, a promotora Euza Missano, da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, ouviu as partes presentes, com o compromisso de marcar uma nova audiência com todos os envolvidos.
Ficou constatada, na audiência realizada nesta segunda-feira, 4, a necessidade de certificação de inspeção estadual na carne comercializada em Aracaju, transportada do interior do Estado, fornecida pela Secretaria de Estado da Agricultura, com fiscalização que deve ser realizada pela Vigilância Sanitária. Representante da Coordenadoria de Vigilância Sanitária informou que há fiscalização exercida em feiras livres, momento em que se observa vários itens, incluindo a refrigeração do produto comercializado.
O Frigorífico Serrano, com sede em Itabaiana, também esteve representado. A assessoria de imprensa informou que aquela empresa está em plenas condições para realizar o abate dos animais e a comercialização, observando que 80% da carne comercializada em Aracaju tem origem duvidosa, com abate de animais sem controle.
A promotora Euza Missano classifica como grave a denúncia e considerou de extrema importância a presença da Emdagro para dar sequência às investigações, que estão sendo realizadas no âmbito do Ministério Público com o objetivo de garantir a qualidade da carne consumida pelos aracajuanos.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B